Teresina (PI)

Escolas municipais irão receber alimentos da agricultura familiar

Com o acompanhamento técnico da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), a Prefeitura de Teresina, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, assegura apoio ao Programa de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar adquirindo a produção, que é destinada às escolas da rede pública municipal.

Além da aquisição desses alimentos, a Prefeitura incentiva o aumento da produtividade e a diversificação da produção, o que resulta na melhoria da renda dos produtores. O programa funciona como incentivo à agricultura familiar, que deve atender as exigências nutricionais do educando por meio das práticas saudáveis de alimentação, visando melhorar o rendimento escolar do alunado.

A chefe da Divisão de Nutrição da SDR, Siomara Gonçalves, responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação nas Escolas Municipais, a meta do prefeito Elmano Férrer é atender 348 escolas com essa iniciativa. "Já atendemos a 50% dessas escolas com produtos de qualidade e a Prefeitura almeja adquirir 100% da produção da agricultura familiar por intermédio desse programa", ressalta a técnica.

Segundo ela, o objetivo é aumentar a adesão de agricultores através de estratégias como a obtenção de uma central de recebimento de produtos da agricultura familiar para atender todas as escolas da rede pública. "Na primeira chamada pública, foram contratados somente R$ 69.550,00 com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) e R$ 6.030,00 com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) beneficiando 28 produtores", revela Siomara Gonçalves.

O Gerente de Produção Agropecuária da SDR, Judivan Paes, acrescenta que o programa tem o apoio da Fundação Banco do Brasil e, por meio das Unidades de Sanitização, tem garantido a qualidade dos produtos e viabilizado a entrega dos alimentos nas escolas.

 "Estamos atendendo 50% dessas escolas com produtos de qualidade e que chegam mais rápido; Almejamos comprar 100% da alimentação Escolar da agricultura familiar", destaca.

Fonte: Semcom/PMT