Teresina (PI)

Escola Parque Itararé promove feira das profissões e bazar com alunos da EJA

Foto: AscomEscola Parque Itararé promove feira das profissões e bazar com alunos da EJA
As ações práticas aliadas ao conteúdo de sala de aula incentivam os alunos a empreender

Para mostrar um pouco mais sobre a realidade do mundo do trabalho aos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Municipal Parque Itararé, zona sudeste de Teresina, organizou a I Feira das Profissões. A ideia foi apresentar um mundo de oportunidades e empreendedorismo.

O projeto começou a ser desenvolvido ainda no primeiro semestre do ano, mostrando aos alunos as diversas carreiras possíveis para quem deseja investir em uma trajetória profissional. Com apresentações de negócios variados, os jovens e adultos tiraram dúvidas, aprenderam a valorizar o produto de trabalho e até se identificaram com algumas ideias.

“Na EJA sempre buscamos alinhar o conteúdo de sala de aula com o mundo do trabalho, assim o principal objetivo da feira foi mostrar para a turma como o mercado de trabalho funciona na prática”, explica a diretora Gleyciane Gomes. Segundo ela, os estudantes realizaram pesquisas pela comunidade, participaram de palestras sobre leis trabalhistas e assistiram a filmes motivacionais. “Tudo isso para aprofundar o estudo do tema, culminando com a feira”, conta a gestora.

A unidade de ensino organizou, ainda, um bazar beneficente, protagonizado pelos alunos da EJA. Roupas, comidas, perfumes, calçados e acessórios foram vendidos a baixo custo para a comunidade, contando com a participação de pais, professores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da AlfaSol.

Para a pedagoga da EJA na escola, Eva Barros, as ações práticas incentivam os alunos a empreender. “Com a mão na massa eles descobrem competências individuais e acabam dando continuidade, montando seu próprio negócio a partir das amostras de sucesso. Também é muito bom ver o envolvimento de todos, junto com a equipe de professores e a gestão”, finaliza Eva.

Fonte: PMT