Teresina (PI)

Encontro vai discutir ações acerca do acolhimento de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), através da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE), vai realizar na próxima sexta-feira (11) o IV Encontro Operativo "O acompanhamento às famílias das crianças e adolescentes em Serviço de Acolhimento pela Rede Socioassistencial - Atenção Compartilhada", no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, às 8h.

Segundo Adelina Meneses, chefe da Divisão de Alta Complexidade da GPSE, esses encontros são importantes para promover o debate sobre as operações especiais junto às crianças e adolescentes acolhidos pelos serviços. “Nós temos como principal propósito a discussão junto às famílias dessas crianças, acompanhada pela juíza Maria Luiza de Melo Freitas, da 1ª Vara da Infância e Adolescência de Teresina”, disse.

No encontro deverá ser abordado o plano de acolhimento: um instrumento de planejamento da gestão municipal que contém ações, metas responsáveis e prazos (para conclusão até 2017, conforme estabelecido na resolução de nº 23/2013 do CNAS), visando a adequação da oferta de serviços de acolhimento para crianças, adolescentes e jovens no território, devendo ofertar tanto o reordenamento dos serviços preexistentes, que estiverem em desacordo com as normativas vigentes, quanto à implantação de novas modalidades de serviços de acolhimento.

Neste ano o encontro contará com a participação da psicóloga Hivana Fonseca, de Porto Alegre-RS, que é especialista em assuntos sociais e serviço de acolhimento de crianças e adolescentes. O evento é uma realização da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), envolvendo CRAS, CREAS, serviço de saúde e acompanhamento.

Fonte: PMT