PIAUÍ

Empossados cinco novos defensores públicos na DPE-PI

Posse dos novos defensores (Foto:Divulgação)

Foi realizada nesta sexta-feira (28), a solenidade de posse dos cinco novos defensores públicos nomeados pelo governador Wellington Dias. A posse ocorreu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, em solenidade presidida pela defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, que compôs a  mesa de honra juntamente com o subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis; o corregedor geral da DPE-PI, José Weligton de Andrade e o presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Batista Viana do Lago Neto.

Foram empossados os defensores públicos Álvaro Francisco Cavalcante Monteiro, Paulo Henrique Ribeiro Rocha, Omar dos Santos Rocha Neto,  Karolyne Duarte Chaves Ellery Barreira e Cyntya Tereza Sousa Santos.

A defensora pública Karolyne Duarte Chaves Ellery Barreira falou em nome dos empossados, agradecendo a todos que contribuíram para o momento e destacando a importância de fazer parte dos quadros da Defensoria Pública. “Esse momento representa uma grande vitória. É a realização de um sonho ingressar nesta Instituição e poder por em prática a nossa vocação de colaborar para o acesso à Justiça e promover a Justiça Social. É um dia para refletir e agradecer. Agradecemos especialmente ao governador Wellington Dias e à Dra. Hilderh Evangelista, que juntos se mobilizaram para efetivar nossa nomeação e posse. É um sentimento de orgulho e gratidão ingressar nesta Casa delineada para promover a defesa e os direitos dos mais necessitados. Será uma honra trabalhar em tão distinta Instituição”, disse.

A defensora pública geral, Hildeth Evangelista, saudou os novos defensores públicos estaduais. “Caríssimos colegas defensores e defensoras públicas, ora  nomeados, é chegada a hora de vocês, persistentes e bravos, que resistiram e mantiveram firme o propósito de ser tornarem Defensores Públicos do Estado do Piauí. Conheci um pouco da batalha de vocês para esse fim e ora parabenizo e agradeço pela perseverança. A Defensoria Pública, na missão que lhe cabe de propiciar acesso a direitos e promover cidadania, foi prevista pela Constituição Federal, não por acaso chamada de Constituição Cidadã, como Instituição essencial à função jurisdicional, com o importante papel de prestar assistência jurídica integral e gratuita aos necessitados. Hoje nossa Instituição passa por um momento estrutural de consolidação da autonomia administrativa, orçamentária e financeira, adquirida em janeiro do corrente ano, momento de execução do plano estratégico 2016/2020 e de grandes desafios estruturais que nos permitam aparelhar e melhorar substancialmente as nossas condições de trabalho, proporcionando atendimento humanizado nos serviços que disponibilizamos aos nossos assistidos. Nossa Instituição é  composta de guerreiros e guerreiras, mulheres e homens lutadores, todo dia um desafio novo nos é proposto, seja na defesa dos nossos assistidos ou dos nossos direitos, prerrogativas institucionais e na consolidação de nossa autonomia. Vocês, sabem e sentiram bem o efeito dessas lutas, posto que antes mesmo de serem um dos nossos já duelaram bastante até o presente momento, pois sem a persistência de vocês não estaríamos aqui nessa solenidade de posse. Sejam bem vindos a essa família defensorial, faço votos de que  a trajetória seja vitoriosa. A  Defensoria e os nossos assistidos esperam ansiosamente por vocês”, afirmou.

Também se manifestou durante a solenidade o presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Batista Viana do Lago Neto, que destacou o papel da Defensoria Pública. “A Defensoria é uma Instituição com a porta aberta para a sociedade, com a qual temos um diálogo permanente e é o que nos diferencia das demais instituições do Sistema de Justiça. Nosso papel é mais amplo dentro desse Sistema e até do estado democrático. A Defensoria Pública é um dique de proteção contra o abuso do poder”, disse.

A posse dos novos cinco defensores públicos foi prestigiada por autoridades, familiares dos empossados, defensores públicos e colaboradores da DPE-PI.

Fonte: piaui.pi.gov