Concursos

Em menos de um mês os estudantes ficam tensos com a chegada do ENEM

 Com menos de um mês para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 24 e 25 de outubro, os mais de sete milhões de candidatos devem ficar atentos às dicas de especialistas e professores.
Através dessas orientações os estudantes podem ter um melhor rendimento e evitar os principais erros cometidos no exame. Segundo o professor Wellington Soares, a primeira atitude que o estudante deve tomar nesses 25 dias é desacelerar o ritmo dos estudos, fazendo apenas revisões dos conteúdos que estudou durante o ano e responder questões de provas anteriores. Além disso, o candidato pode tirar momentos para relaxar e não se preocupar com a chegada do exame.
“Esse momento é apenas de revisão, quem estudou durante todo o ano deve procurar questões na internet e treinar, mas não de forma frenética. Para não se sentir pressionado os estudantes devem ter momentos de descontração, assistir filmes é uma boa opção”, explica. Como as questões do Enem são contextualizadas com assuntos atuais, vistos na mídia durante o ano, é necessário que o aluno fique atento ao que acontece no cenário nacional e internacional. Por isso, é preciso que o estudante assista telejornais, leia jornais e revistas ou mesmo veja documentários e procure acessar sites educacionais.
O professor de Geografia, Hands Wellington, explica que assim como as outras áreas de conhecimento do exame a prova de Ciências Humanas é composta por conteúdos dos quais o estudante deve demonstrar maturidade e entendimento com o mundo. Por isso, é provável que caiam questões ligadas à agropecuária, geopolítica sobretudo relacionados à atual crise da Ucrânia e na Síria. “É importante entender todos esses movimentos sociais que estão tomando o noticiário e estão vindo à tona na sociedade. Com certeza, as questões deste ano serão contextualizadas a esses assuntos”, revela.
Já na área de Ciências da Natureza, o professor de Biologia, Marcelo Ventura, acredita que nesse momento o estudante não deve rever as questões teóricas, a etapa é para focar em simulados com temas das bibliografias vistos nos principais livros adotados no Ensino Médio.
“Nessa área podem aparecer assuntos ligados aos componentes químicos da célula, questões sobre o meio ambiente, alterações de tempos antigos e atuais. Temas ecológico, fatores da evolução biológica e genética são sempre recorrentes no Enem, então deve ser feito questões sobre esses assuntos”, explica.

Fonte: Meio Norte