Teresina (PI)
Elmano Férrer investe na valorização do servidor
Valorizar e elevar a autoestima do servidor público municipal é compromisso da nossa gestão. Os servidores são os braços da Prefeitura nas ações de prestação de serviços à população e estão sempre na linha de frente no nosso desafio para o sólido desenvolvimento da capital." A declaração é de Elmano Férrer, prefeito de Teresina, ao se referir ao lançamento, no dia 1º de agosto, de programas destinados exclusivamente ao servidor, como parte das comemorações dos 159 anos da cidade.
Fala Servidor, Capacitação do Servidor Municipal - Segundo Semestre 2011 e Provantagens são os programas idealizados pelo prefeito. A solenidade de lançamento será às 10h desta segunda-feira (1º), no auditório do Sebrae-PI. De acordo com Elmano Férrer, os programas fazem parte de metas de sua administração que estão sendo construídas para incentivar os servidores, "como parceiros do prefeito", para a qualificação dos serviços prestados e como retorno, que poderá ser traduzido em satisfação por se sentirem reconhecidos como relevantes pelo cumprimento de sua missão.
"O que somos não é um acaso, é consequência do que pensamos ou idealizamos, do que fazemos e do que construímos, e é justamente com esse pensamento que devemos nortear as nossas empreitadas procurando sempre agregar novas ideias e novos parceiros, por isso apostamos no crescimento do servidor público da cidade de Teresina, que precisa vê este seu gestor não apenas como o prefeito, mas como o companheiro de uma mesma jornada em prol do desenvolvimento da nossa capital e o bem-estar do nosso povo", afirma o prefeito.
Fala Servidor - O programa Fala Servidor, segundo Elmano Férrer, vai viabilizar o estreitamento da relação entre a classe e os organismos que compõem a administração municipal na busca de soluções práticas e eficientes das dificuldades encontradas no exercício de suas funções. "Definimos essa iniciativa como gestão compartilhada, pela qual todos têm o direito, e até o dever, de emitir críticas e sugerir inovações para a agilização da prestação de serviços", explica o prefeito.
Capacitação do Servidor - 2º Semestre 2011 - Este programa já vem sendo realizado por Elmano Férrer, mas ele justifica a sua inclusão como pauta da programação do aniversário da cidade pela sua importância e por sua revitalização nesta nova etapa. Cerca de 600 servidores, divididos em 20 turmas, serão capacitados, durante 700 horas-aula, em várias áreas, durante este segundo semestre, em habilitações que serão ministradas no Centro de Capacitação do Servidor Municipal.
Os cursos são nas áreas de Elaboração de Projetos, LIBRAS, Gestão de Recursos Humanos, Redação Oficial, Motivação e Desenvolvimento Profissional, Técnicas de Arquivo, Atendimento em Portarias, Cerimonial e Protocolo de Eventos, Ética no Trabalho, Gestão Documental e Nova Ortografia. No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Teresina promoveu, no Centro de Capacitação, por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), 17 cursos, com 450 participantes em 520 horas-aula.
"Isso é o que chamamos de valorização, porque a cada curso que oferecemos, a demanda ultrapassa as expectativas, o que nos responde o anseio em crescer na própria função daqueles que nos ajudam a administrar a cidade, para que venham a se sentir reconhecidos. Com esta iniciativa queremos dizer ao servidor que ele é importante em qualquer área de atuação e, por isso, precisamos do seu trabalho, cada vez mais qualificado, para também oferecer um serviço de qualidade ao público, que, por sua vez, passa a reconhecê-lo como valoroso na realização da sua função" enfatiza Elmano Férrer.
O Centro de Capacitação é responsável ainda pela realização do Programa "Servidor Universitário", que mantêm mais de 500 servidores efetivos cursando o 3º grau em diversas faculdades, já tendo formado mais de 150 pessoas. Vinte gestores municipais participam da 3ª turma do MPA em Gestão de Cidades, por meio de convênio com a Fundação Getúlio Vargas e Banco do Brasil. A Prefeitura realiza também a 7ª edição do Pré-Vestibular "Servidor Universitário", por intermédio de parceria com o Colégio CERTO, que prepara 100 servidores efetivos para o ingresso nas faculdades de Teresina.
Provantagens - O Programa de Vantagens dos Servidores Municipais (Provantagens) é dirigido a servidores públicos municipais ativos, inativos e comissionados da administração direta e indireta, tendo como objetivo proporcionar benefícios salariais indiretos, viabilizando descontos sobre os preços de serviços e produtos no mercado formal de âmbito do município. Os convênios ocorrem por meio de termos de adesão firmados entre a Prefeitura e as diversas empresas privadas, nas principais atividades relacionadas à educação, saúde, lazer, cultura, comércio e serviços.
"Este é outro programa de valorização do servidor público municipal porque proporciona melhoria no orçamento familiar a partir dos descontos que ele obtém na aquisição de bens e serviços, tendo a Prefeitura como patrocinadora desse processo por conta de uma confiança que se fortalece por honrar seus compromissos. Estamos compartilhando com o servidor essa credibilidade que a nossa administração revigorou com a classe empresarial e do ramo de prestação de serviços", ressalta Elmano Férrer.
Fonte: Ascom/PMT