SESC/PI
Diálogos Visuais promove a exposição “Eu, oca”
O Sesc Centro promove a exposição “Eu, oca” dentro do projeto Diálogos Visuais. A abertura será na próxima sexta-feira (29/03), às 10h, na Casa da Cultura. Na programação também constam rodas de conversas e ações formativas e performáticas.
“Eu, oca” é um lugar múltiplo. Ao entrar no ambiente que “Eu, oca" ocupa, são identificadas relações entre coisas e ideias, pondo esse lugar impreciso em evidência a partir das obras artísticas de Amaral, Avelar Amorim, Mika e Rosa Prado.
De modos distintos, os trabalhos apresentam um discurso crítico, observações de si, materiais experimentados e imaginados, ancestralidade indígena, natureza e desenvolvimento. Misturas fundamentais para uma percepção do mundo que vivemos.
O trabalho expositivo foi idealizado com o formato pesquisa-projeto a fim de não se concluir como produto, mas como experiência tática em que tudo pode ser avaliado na medida em que a ação avança. Os diálogos entre trabalhos contemporâneos possibilitam visualizar cumplicidade e amenizar os distanciamentos entre as questões do Brasil indígena, entrecruzadas com o cotidiano.
As visitas mediadas à exposição acontecem no período de 01 de 30 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Programa educativo da exposição “Eu, oca”
É um programa de arte-educação não formal do Sesc Centro direcionado para educadores e estudantes universitários. Os encontros são mensais, durante as ações formativas das exposições de artes visuais. Possui metodologias a partir das temáticas dos projetos expositivos visando contribuir para o desenvolvimento da arte-educação, cooperação, senso crítico, pesquisa e sociedade.
Confira abaixo a programação completa:
29/03
10h - Abertura da exposição
10h às 11h- Roda de conversa sobre o projeto expositivo “Eu, oca” com os artistas Amaral, Avelar Amorim, Mika e Rosa Prado. Mediação: Aliã Wamiri.
11h – Coquetel típico
Visita mediada à exposição: de 01 a 30 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Casa da Cultura de Teresina | Rua Rui Barbosa, nº 348 – Centro/Sul
De 09 a 12/04 – 8h às 12h
Ação formativa
Estúdio aberto: Palito Floresta Tátil - Ministrante: Layane Holanda
Ação formativa com oficina para criação de campos de presença e objetos - situações a partir das noções de tempo, memória e ancestralidade. Serão usados objetos metodológicos como varetas que criam lugar e situação. Além de explorar materialidades orgânicas como madeira, pedra, barro e artefatos diversos para compor “belezas táteis” que surgem e se desmancham nas intenções entre varetas (palitos), o corpo e o espaço.
De 09 a 11/04 – 8h às 12h
Apresentação artística - Direção: Layane Holanda
Performance: Desenhando
12/04 – 9h às 10h
Essa será uma ação performática de processo do estúdio aberto: Palito Floresta Tátil. Os participantes irão explorar narrativas experimentais a partir da metodologia trabalhada no estúdio, gerando um modo de desafiar a percepção do espaço dos espectadores e elucidar as relações de convergência e divergência entre memória e ancestralidade.
Fonte: Sesc-Pi