Teresina (PI)

Dia Nacional da Economia Solidária é celebrado em sessão solene na Câmara de Teresina


(Divulgação)
 


Para marcar a passagem do Dia Nacional da Economia Solidária, diversos representantes de grupos, associações, entidades de apoio e fomento e gestores dessa área se reuniram em uma sessão solene no plenarinho da Câmara de Vereadores de Teresina, na manhã de hoje (15). No momento, o grupo de artesãs Arts de Sofia, da zona Norte da capital, fez uma pequena exposição de suas produções. A realização desse ato partiu de uma proposta do vereador Ricardo Bandeira (PSDC).

Para representar o prefeito Firmino Filho, o secretário municipal de Economia Solidária (Semest), Olavo Braz, esteve presente na solenidade e explicitou o importante trabalho que vem sendo desenvolvido em nossa cidade. “A Prefeitura de Teresina vem apoiando os pequenos produtores de forma ostensiva, tanto na questão do microcrédito quanto na comercialização e produção”, disse o gestor.

O secretário destacou ainda que Teresina é uma cidade pioneira no modo de incentivar a Economia Solidária e Criativa. “Nós somos uma das únicas capitais do país que possui uma secretaria específica de apoio à Economia Solidária e Criativa, criada há cerca de 3 anos. Somos pioneiros na política de microcrédito através o Banco Popular, que possui um fundo de R$ 6 milhões e conta com aproximadamente 8 mil clientes”, acrescenta ele, que há 25 anos se dedica a essa área, anteriormente intitulada de Economia Popular.

Para o representante do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Teresina, Cláudio Roberto, a Economia Solidária coloca-se como um contraponto ao modelo econômico em vigência. “Essa é uma forma diferente de produzir, trocar, comprar, vender, que se posiciona de modo contrário ao sistema capitalista em que estamos inseridos. É um modelo de desenvolvimento sustentável, que respeita o nosso meio ambiente e que não visa apenas lucros”, aponta.

O vereador Ricardo Bandeira, que solicitou a realização da solenidade, disse que o dia é direcionado a homenagear quem faz a Economia Solidária na capital, sejam aqueles que empreendem através dos Centros de Produção, Lavanderias Comunitárias e demais núcleos que geram emprego e renda para centenas pessoas de Teresina.

O dia 15 de dezembro foi consagrado como Dia Nacional da Economia Solidária em homenagem ao ativista ambiental Chico Mendes, nascido na referida data. O mesmo foi morto no fim da década de 80 por sua luta em defesa dos povos amazônicos. A data propõe uma reflexão sobre as perspectivas e conquistas obtidas nessa área, que baliza-se em princípios como autogestão, solidariedade, sustentabilidade e cooperação.

Fonte: PMT