PIAUÍ
Defensoria integra Jornada da Justiça Itinerante no Tribunal de Justiça do Piauí
A Defensoria Itinerante da DPE-PI iniciou, nesta segunda-feira (17), mais um atendimento dentro da Jornada da Justiça itinerante que acontece no auditório do Tribunal de Justiça do estado do Piauí. O atendimento ao público será suspenso na quarta-feira (19), quando se comemora o Dia do Piauí, e retomado na quinta-feira (20). O Tribunal fica localizado na Praça Desembargador Edgard Nogueira s/n, no Centro Cívico de Teresina.
Os trabalhos desta segunda-feira forma coordenados pelo defensor público Francisco Cardoso Jales, titular da 2ª Defensoria Pública Itinerante. “Nossa expectativa aqui é a melhor possível. A Jornada Itinerante, que é um convênio celebrado entre a Defensoria Pública, a Magistratura e o Ministério Público, tem esse propósito que aqui se verifica que é o atendimento à camada mais hipossuficiente da sociedade, para trazer a solução de seus anseios por meio do acesso à Justiça na resolução de demandas de natureza consensual, como averiguação de paternidade, dissolução de união estável, divórcio consensual, alimentos e suprimento de registro de nascimento e de óbito”, disse o defensor.
Francisco Jales também se referiu a procura significativa que sempre se registra nos atendimentos da Itinerante. “Essa demanda que se verifica rotineiramente sempre que existe a Jornada da Itinerante se dá em razão da própria natureza desse serviço, que prioriza a celeridade e a efetividade da prestação jurisdicional”, afirma.
Na terça-feira (18) e na quinta-feira (20) os trabalhos dentro da Jornada da Justiça Itinerante serão coordenados pelo defensor público Antônio Caetano de Oliveira Filho. No dia 21, sexta-feira, será feita a entrega das documentações que os Juízes integrantes da Jornada conseguirem concluir. O excedente será entregue à população na semana seguinte, na sede da Justiça Itinerante, no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
A Defensoria Itinerante da DPE-PI conta, além da atuação do defensor Francisco Cardozo Jales na 2ª Defensoria Pública Itinerante, com a direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior e coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva.
Fonte: piaui.pi.gov