Teresina (PI)
CRAS de Teresina realizam divulgação do CadÚnico para a população
Cadastro permite população ter acesso a programas do governo federal e municipal
Visando informar os moradores que pretendem realizar a primeira inscrição no Cadastro Único, os 19 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Teresina realizam, mensalmente, reuniões com a população para fornecer informações sobre o programa. As reuniões são marcadas conforme a agenda de atividades dos Cras, que, em média, realizam 560 orientações mensais.
“Os usuários da política de assistência social, que buscam informações para acessar o Cadastro Único pela primeira vez, são convidados a participarem da reunião. Neste momento, as famílias de baixa renda são informadas sobre os programas, serviços e benefícios vinculados ao Cadastro Único, pois muitas pessoas, após estarem inscritas, deixam de acessar algum benefício social em decorrência da falta de informação” declara a gerente de Renda Mínima e Benefícios da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Luíza de Marilac.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de, no máximo, três salários mínimos.
O Cadastro permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. O Cadastro possibilita também o acesso a programas do governo federal e municipal, tais como: Programa Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Auxílio Funerário; Isenção na taxa de concurso público; Identidade Jovem; Carteira do Idoso; entre outros.
Fonte: Prefeitura de Teresina