Concursos
Concurso da Novacap/DF terá vagas para todos os níveis, mas depende de mudanças no plano de cargos
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), no Distrito Federal, conta com grande carência de pessoal e, segundo responsáveis pelo setor de recursos humanos, aguarda ansiosamente pela autorização para que possa realizar seu concurso público. Porém, a seleção, que é aguardada desde maio de 2013, somente poderá ser efetivamente iniciada após a aprovação do novo plano de empregos, carreira e remuneração.
Embora a implantação do novo plano estivesse definida para ocorrer em janeiro de 2015, diversos pontos ainda estão em fase de discussão.
O acordo coletivo de trabalho da Novacap prevê a realização do concurso após a reestruturação das carreiras. A determinação está na cláusula 21 do acordo, que estabelece que, a partir de então "serão adotados todos os procedimentos visando a recomposição gradativa do quadro de empregos permanentes da companhia, por meio de concurso público".
Um pedido para a realização do concurso já foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Administração Pública do Governo do Distrito Federal (SEAP/GDF). Porém, mesmo que ocorra a autorização, a publicação do edital deverá ser feita somente após a estruturação do plano de carreiras.
O pedido é para o preenchimento de 379 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal, em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior.
Em maio de 2013 foram publicadas, em diário oficial, algumas alterações na proposta inicial prevista para o concurso. De acordo com o documento, entre outras, estão previstas pelo menos 2 vagas para o cargo de analista de sistemas, 9 para advogados e 27 para engenheiros, sendo 23 para engenheiro civil, 2 para engenheiro ambiental e 2 para engenheiro eletricista.
O último concurso da Novacap ocorreu em 1996.
Histórico
A Novacap foi criada por lei em 19 de setembro de 1956, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, com a finalidade de gerenciar e coordenar a construção da nova capital do Brasil. Atualmente, funciona como empresa pública, tendo como sócios a União e o governo do Distrito Federal, respectivamente, com 48% e 52% das ações. É considerada o principal braço executor de obras do governo estadual, vinculada diretamente à Secretaria Estadual de Obras.
Fonte: JCConcursos