Polícia
Ciro Nogueira reage a Trump: “Brasil não é um país sem eira nem beira”
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro, criticou nesta quarta-feira (22/01) uma declaração recente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a relação entre os dois países. Trump afirmou que os EUA não precisam do Brasil, enquanto o Brasil precisa dos norte-americanos.
“Quanto mais servis parecermos, menos respeitados seremos. O Brasil é bem maior do que a reles resposta que ele deu. Devemos tratá-lo de igual para igual, respeitosamente, e não como um país sem eira nem beira”, escreveu o senador na rede social X.
Declaração de Trump
Na segunda-feira (20/01), Trump, ao comentar sobre a relação com o Brasil, afirmou: “A relação é excelente. Eles precisam de nós, muito mais do que nós precisamos deles. Não precisamos deles.” A fala gerou repercussão no Brasil, especialmente devido às expectativas de Jair Bolsonaro sobre o governo Trump. O ex-presidente brasileiro já expressou esperança de que a administração norte-americana possa influenciar a reversão de sua inelegibilidade.
Resposta do Itamaraty
Na terça-feira (21/01), a ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, minimizou as declarações do presidente norte-americano, afirmando que ele tem liberdade para expressar suas opiniões.
“O presidente Trump pode falar o que ele quiser. Nós vamos analisar cada passo das decisões que forem sendo tomadas pelo novo governo, mas acredito que, como somos um povo que tem fé na vida, tudo vai dar certo sempre”, disse.
A ministra também reforçou que o governo brasileiro buscará priorizar as convergências com os EUA: “Vamos trabalhar não as nossas divergências, mas as nossas convergências, que são muitas.”
Fonte: 180 Graus