Saúde
Célula imune tem papel importante no controle do fluxo de sangue
Função desconhecida dos macrófagos (que estão entre as células imunológicas mais comuns no corpo) no restabelecimento e controle do fluxo sanguíneo abre espaço para novos tratamentos
A doença cardiovascular, a causa mais comum de morte, é o resultado da privação de oxigênio, uma vez que a passagem do sangue ao tecido afetado é bloqueada. Para interromper o desenvolvimento da doença e promover a cura, o restabelecimento do fluxo sanguíneo é crucial. Pesquisadores da Universidade de Uppsala (Suécia) descobriram agora que os macrófagos, que estão entre as células imunológicas mais comuns no corpo humano, desempenham um papel importante no restabelecimento e controle do fluxo sanguíneo. Essa característica pode ser usada no desenvolvimento de novos remédios.
O estudo sueco foi publicado na revista “Circulation Research”.
A função clássica das células imunes é defender o corpo contra ataques de microrganismos e células tumorais. Os macrófagos são células do sistema imunológico especializadas em matar e consumir microrganismos. Mas também estão envolvidos na cicatrização de feridas e na construção de vasos sanguíneos.
Novo tratamento
O estudo demonstra que os macrófagos se acumulam ao redor dos vasos sanguíneos em tecidos danificados tanto em camundongos como em humanos após um infarto do miocárdio ou isquemia periférica. Em camundongos, esses macrófagos podem regular o fluxo sanguíneo. Desempenham, assim, uma função necessária de controle de danos. No tecido saudável, essa tarefa é realizada pelas células dos vasos sanguíneos.
Fonte: Revista Planeta