Mundo

Campanha eleitoral de Trump usa música do Batman e é retirada do Ar

A Warner Bros. entrou com um processo por violação de direitos autorais contra a Casa Branca após um vídeo da campanha eleitoral de Donald Trump para 2020 fazer uso de uma música da trilha sonora de Batman: O Cavaleiro das trevas Ressurge (2012).

Conforme informado pelo Variety, o vídeo foi postado na conta do Twitter de Trump e, ao som da canção de Cavaleiro das Trevas Ressurge, dizia: "Primeiro eles ignoram você. Depois eles riem de você. Então, eles o chamam de racista. Donald J. Trump. Seu voto. Provou que todos eles estavam errados. Trump: Pela Grande Vitória. 2020".

Foto: Reprodução

Reação de Batman após descobrir que foi parar em campanha eleitoral de Donald Trump...

Reação de Batman após descobrir que foi parar em campanha eleitoral de Donald Trump...

Ao decorrer de todo o vídeo, podemos ouvir "Why Do We Fall?" (ouça abaixo), parte da trilha sonora composta por Hans Zimmer para o filme. A Warner Bros. rapidamente ordenou que Trump removesse o vídeo do Twitter.

"O uso da música da trilha sonora de Cavaleiro das Trevas Ressurge (da Warner Bros.) no vídeo eleitoral não foi autorizado", disse um porta-voz da Warner, em comunicado oficial. "Estamos trabalhando em vias legais para poder removê-lo". A esta altura, o vídeo já foi retirado do ar.

Essa não foi a primeira vez que Trump fez uso da cultura pop para propagandas presidenciais. Certa vez, o presidente norte-americano parafraseou a icônica frase "o inverno está chegando", de Game of Thrones, no pôster "sanções estão chegando" -- até a fonte era a mesma da série da HBO.

Recentemente, aconteceu algo similar (e possivelmente mais incomum) no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo no Twitter que fazia uso da trilha sonora de Sonic the Hedgehog (2006). Na ocasião, a música utilizada foi "Solaris Phase 2". O vídeo ainda continua no ar.

Fonte: IGN Brasil