Teresina (PI)
Boas práticas da alimentação escolar de Teresina são apresentadas em evento nacional
Nas escolas da capital, 51% dos alimentos servidos são produzidos pela agricultura familiar
Créditos: Ascom
O modelo de alimentação escolar aplicado em Teresina foi apresentado n evento “Escola de Comer – boas práticas na merenda”, realizado em São Paulo pela Comunitas, organização que contribui para o aprimoramento dos investimentos sociais. O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, apresentou as boas práticas da capital piauiense.
O evento “Escola de Comer – boas práticas na merenda” promoveu uma roda de debate que também contou com a participação da especialista em políticas públicas, Anna Peliano; da chef de cozinha e coordenadora da Escola de Comer, Ana Bueno; e do secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Daniel de Bonis.
Durante a troca de experiências que destacou a necessidade de ampliar as iniciativas que busquem a melhoria na qualidade da alimentação servida aos estudantes das redes públicas, Montezuma apresentou as práticas positivas que vêm contribuindo para o salto na qualidade da merenda das escolas de Teresina. “São 29 milhões de refeições servidas por ano, sendo que 51% dos gêneros alimentícios são provenientes da agricultura familiar, ou seja, alimentação saudável e geração de renda para o pequeno agricultor”, pontuou.
O secretário também destacou o investimento da Prefeitura na alimentação das crianças, com a utilização de recursos próprios, além da capacitação das merendeiras e a presença constante da equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semec) na cozinha das escolas.
O projeto Sobra Zero, que monitora a quantidade de alimentos deixados pelos alunos no prato e conscientiza para o não-desperdício, foi elogiado pela especialista Anna Peliano. “Teresina vem na linha de frente quando o assunto é superar os desafios da alimentação escolar, trazendo um projeto muito bacana contra o desperdício e mostrando um investimento na agricultura familiar bem além do que muitos municípios conseguem”, disse.
Para Montezuma, o segredo é planejar e acompanhar, garantindo que as orientações sejam postas em prática. “Não é nada extraordinário, sabemos que sem merenda não tem aula, e que os alunos precisam de uma alimentação de qualidade. Trabalhamos para que o cardápio seja cumprido, para que as merendeiras sigam as práticas corretas, e os alunos entendam a importância de bons hábitos alimentares na escola e em casa”, finalizou.
Fonte: PMT