Entretenimento

Batman: Diretor diz qual filme foi decisivo para escolha de Robert Pattinson

Em entrevista ao IGN Brasil, Matt Reeves relembra busca pelo ator ideal para ser o novo Bruce Wayne do cinema e como foi o primeiro encontro com Robert Pattinson
Foto: Montagem/@aliagavictorrO Bom Comportamento, dos Irmãos Safdie, foi o filme que convenceu Matt Reeves de que Pattinson era o Batman perfeito
O Bom Comportamento, dos Irmãos Safdie, foi o filme que convenceu Matt Reeves de que Pattinson era o Batman perfeito

Depois da era Ben Affleck, chegou a vez do Batman de Robert Pattinson. Anunciado no papel em maio de 2019, o ator britânico de 35 anos foi quem o diretor Matt Reeves vislumbrou como o Homem-Morcego ideal quando ainda trabalhava nos rascunhos do roteiro.

Em entrevista ao IGN Brasil, Reeves conta por que queria tanto que Pattinson fosse o Batman em seu filme e qual foi o filme decisivo para a escolha.

"Comecei a pensar no Rob quando estava escrevendo o roteiro. Desde que definimos que seria o segundo ano do Batman, queria procurar atores que estivessem com 30 e poucos anos. Eu conhecia o trabalho do Rob há muito tempo", diz Reeves.

"Meu amigo James Gray dirigiu um filme chamado Z: A Cidade Perdida, e tinha escalado Pattinson. Lembro de quando ele me mostrou o corte do filme e o Rob aparece com aquela barba insana. Ele era tão carismático, e eu não fazia ideia – mesmo sabendo que ele estava no filme – que aquele era Robert Pattinson. Fiquei me perguntando quem era aquele cara incrível. Aí, percebi que era o Rob", relembra.

Robert Camaleão Pattinson

"Passei a ver todos os filmes dele e percebi que ele é um camaleão – e Rob e eu conversamos sobre isso. Ele tem uma técnica de controle de voz impressionante. Eu disse como a voz dele era bem diferente em tudo o que ele fez, e ele respondeu que, mesmo se tivesse que interpretar alguém que fosse de onde ele nasceu, não seria a voz dele, porque a voz é um dos meios que ele usa para interpretar o personagem. É interessante como ele leva sua voz a um certo lugar e aí começa a definir o personagem emocionalmente, e foi isso que fizemos com o Batman".

O filme que "definiu" Robert Pattinson como o Batman para Matt Reeves

Apesar do barbudo Pattinson em Z: A Cidade Perdida ter chamado a atenção de Reeves, foi outro filme do ator que clicou imediatamente a ideia de Robert era perfeito para o novo filme do Batman.

"Quando eu o vi em Bom Comportamento, dos Irmãos Safdie… tem algo naquela performance que cimentou na minha cabeça que ele deveria ser o Batman. Naquele ponto, como ele tinha feito todos esses trabalhos incríveis e filmes independentes e mais artísticos, eu não fazia ideia se ele estaria interessado em interpretar o Batman e entrar para um blockbuster", diz Reeves.

Pattinson interpreta Constantine Nikas em O Bom Comportamento (2017). Em breve resumo do filme, trata-se de uma história de assalto a banco e resgate. Marca registrada dos diretores Safdie (irmãos que também dirigiram Jóias Brutas, com Adam Sandler), o longa é ditado por um ritmo acelerado e uma angústia constante.

"Eu estava escrevendo o filme para ele e ele poderia nunca querer interpretar o personagem. Eu não saberia o que fazer, porque, na minha mente, era ele. Naquele filme, ele tem um desespero cinético, sabe? O filme se move como um borrão, e o personagem dele se entrega; me lembrou uma versão do Batman que eu vi. Outro aspecto é o olhar dele, que indica uma vulnerabilidade tremenda", pontua o diretor.

"Esse filme meio que se move em um borrão e seu personagem é tão motivado, e esse impulso me lembrou dessa versão que eu vi um Batman, mas havia outro aspecto também, que você também podia ver em seus olhos: uma vulnerabilidade tremenda, e foi essa mistura da vulnerabilidade com esse tipo de impulso desesperado que me levou a pensar que aquela que era a versão do Batman que eu tinha visto. Não havia dúvidas de que Rob traria essas características ao personagem".

Como foi o primeiro encontro entre Reeves e Pattinson e a conexão imediata entre os dois

Reeves recorda como foi o primeiro encontro com Pattinson para discutir o novo Batman do cinema: "Eu tive muita sorte, porque acontece que ele ama o Batman".

"Foi como destino", diz. "Desde que ele descobriu que eu estava trabalhando numa nova versão do personagem, ele estava atrás do papel. Quando nos conhecemos, nos conectamos imediatamente. Era um daqueles momentos onde eu tinha esperança que pudesse dar certo, eu esperava que a gente se conectasse. E quando nos encontramos, nos demos muito bem."

O teste com o traje de Val Kilmer (ou de George Clooney)

Antes de ser oficializado como o Batman, Pattinson teve, obviamente, de fazer um teste com o traje do herói. "Tenho a impressão de que foi com a roupa usada por Val Kilmer [em Batman Eternamente, de 1995], embora o Rob tenha falado que foi com a do Clooney [de Batman e Robin, de 1997]. Tudo o que sei é que tinha mamilos", brinca Reeves.

"Uma das coisas que você precisa fazer – Christian Bale e Ben Affleck fizeram – é entrar no figurino do Batman [na audição]. O pessoal não vai criar um traje novo, porque dá muito trabalho, são meses de trabalho", diz Reeves.

"O que acontece é esse momento insano em que você vai atrás dos arquivos e pega todos os bat-trajes e vê qual serve melhor. Aquele dia foi incrível, porque foi como contemplar a história", conclui.

Fonte: IGN Brasil