Geral
Após reunião no TRE, prefeito vai decidir sobre passe livre para o 2º turno das eleições
O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Bruno Pessoa e o secretário Municipal de Governo, André Lopes se reuniram na manhã desta quinta-feira (13) sobre as medidas que devem ser adotadas para implantar o passe livre para o segundo turno das eleições.
A Prefeitura de Teresina vai aguardar o resultado de uma audiência no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), marcada para acontecer, às 9h, de sexta-feira (14) para anunciar as medidas. Na audiência, a expectativa é que o Tribunal determine a frota que deve circular no dia 30 de outubro.
Participará da reunião na sexta, o desembargador do TRE, José James, o procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Caminha, além de representantes da Procuradoria estadual e do Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina).
No primeiro turno das eleições, o eleitor teresinense ficou sem ônibus para votar. A Procuradoria Regional Eleitoral entrou com representação para garantir 100% dos ônibus e a PRE investiga se as duas decisões do TRE foram cumpridas.
O grupo do Palácio da Cidade espera o TRE-PI determine que as empresas de ônibus concedam 100% da gratuidade da tarifa do transporte público no dia da eleição. Caso a decisão seja neste sentido, a Secretária de Governo enviará um projeto de lei para a Câmara Municipal regulamentando o subsídio ao benefício.
Ou seja, o projeto de lei criará uma legitimidade jurídica para a possibilidade do pagamento da gratuidade.
O governo do estado já sinalizou que ajudará com aporte financeira para o passe livre para as eleições e a gratuidade até o final do ano.
O superintendente da Strans, Bruno Pessoa confirmou que a pasta aguarda decisão do TRE-PI para dar a ordem de serviço para o transporte público no dia da eleição.
“A Strans está se preparando para dar a ordem de serviço no dia da eleição. Todos os pormenores serão alinhados amanhã, por meio da Procuradoria do Município, em reunião agendada para amanhã”, disse.
Fonte: Cidade Verde