Política

Após Dr. Pessoa exonerar todo o gabinete de Robert Rios, justiça determina retorno de servidores

Foto: Reprodução/CidadeVerdeVice-prefeito de Teresina, Robert Rios
Vice-prefeito de Teresina, Robert Rios

Uma liminar assinada pelo juiz Litelton Vieira de Oliveira, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, determinou que o prefeito Dr. Pessoa retorne todos os servidores comissionados do Gabinete do Vice-Prefeito de Teresina aos seus cargos por risco de descontinuidade do serviço público. A determinação acontece após o vice-prefeito Robert Rios acionar a justiça.

Um decreto de exoneração de sete servidores lotados no Gabinete do Vice-Prefeitura foi assinado pelo prefeito em 21 de novembro de 2024 e publicado no Diário Oficial do Município do dia seguinte. Foram exonerados servidores com os cargos de assessor parlamentar, assessor técnico, assistente técnico, chefe de gabinete, secretário do vice-prefeito e secretário executivo. 

A decisão cita que a prefeitura tem feito exonerações diversas com o objetivo de reduzir os gastos públicos, mas no caso da vice-prefeitura, onde foram exonerados todos os servidores, a decisão foge do propósito original.

“Suspender integralmente as funções do Gabinete do Vice-Prefeito não pode representar medida adequada ao interesse público, sendo evidente o desvio de finalidade ocorrido. Situação diversa seria o caso de exonerar alguns servidores, em uma contenção de gastos, por exemplo. Todavia, a exoneração de todos os cargos em comissão, paralisando as atividades, não pode ser admitida”, diz trecho da decisão.

O juiz deu um prazo de 48 horas para que os servidores exonerados retornem às suas funções sob pena de multa pessoal diária no valor de R$ 5 mil.

O vice-prefeito Robert Rios rompeu com o prefeito Dr. Pessoa em janeiro de 2023. À época, o vice fez denúncias contra familiares do gestor. Nas eleições de 2024, Robert Rios se filiou ao MDB, mas não disputou cargo eletivo. 

Fonte: Cidade Verde