Teresina (PI)
Alimentação saudável é tema discutido no Cmei Joel Mendes
Créditos: Ascom
O Centro Municipal de Educação Infantil Joel Mendes realizou uma semana de trabalho sobre a importância de uma alimentação saudável. O objetivo da atividade é aproximar as crianças de alimentos ricos em proteínas, além de despertar a autonomia entre as crianças pequenas na hora das refeições.
De acordo com a diretora Francisca Santos, o projeto traz diversos benefícios para as crianças, como a redução do desperdício à disciplina. “Eles começaram a se sentir parte do processo. Escolhem o que e quanto vão comer, dentro do cardápio saudável do dia. Também são incentivados a comerem as verduras e frutas, que fazemos questão de deixar expostas para degustação diária”, explica.
Para finalizar as atividades, as crianças do berçário participaram de um piquenique com direito a banho de mangueira. Foi um momento divertido onde os pequenos aprenderam sobre a alimentação saudável e espantaram o calor nas atividades externas de recreação. A área do banho passou a ser um dos locais preferidos dos pequenos, que se divertem com o espaço das duchas.
Qualidade na alimentação
Para garantir que os alimentos consumidos diariamente pelas crianças nas unidades de ensino sejam diversificados e atendam às especificidades nutricionais de cada faixa etária, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) conta com uma equipe de nutricionistas responsáveis não só pela elaboração dos cardápios, mas pela fiscalização da distribuição, armazenamento e manipulação dos alimentos.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) também determina que 30% dos alimentos que compõem a alimentação escolar dos alunos seja proveniente da agricultura familiar. Segundo a gerente de Assistência ao Educando da Semec, Madalena Leal, em Teresina esse percentual chega a 42%. “É a garantia de alimento saudável na escola, já que muitas vezes essas crianças não têm uma qualidade nutricional no que consomem em casa, e sabemos que isso é essencial para seu desempenho acadêmico”, afirma.
Fonte: Prefeitura de Teresina