PIAUÍ
Adolescentes entregam carta proposta ao Governo do Estado
Representando o governador Wellington Dias, o secretário estadual de Governo, Merlong Solano, recebeu nesta terça-feira (11) uma Carta Proposta visando ao fortalecimento das políticas para a infância e juventude no Estado do Piauí.
A entrega da Carta aconteceu no Palácio de Karnak, na presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí, Casa de Zabelê e Casa Dom Barreto, e pela Superintendência de Relações Sociais do Governo do Estado.
Dentre as propostas apresentadas está o fortalecimento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual e Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador; implantação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência em todos os municípios; e implantação do Programa de Captação de recursos para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Além disso, assegurar recursos para a implementação das medidas socioeducativas; ações voltadas à prevenção e tratamento especializado de crianças e adolescentes usuários de sustâncias psicoativas; e criação de delegacias especializadas de proteção para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de crimes em cada um dos territórios piauienses.
Antônio Nogueira, integrante do Fórum, destacou que as 14 propostas apresentadas foram discutidas e elaboradas em conjunto. "Estamos aqui com esperança de que elas possam ser recebidas de bom grado e que não nos esqueçam", frisou.
O secretário Merlong Solano afirmou que um dos programas executados no estado em benefício das crianças e adolescentes é a Escola de Tempo Integral, que representa um importante avanço mesmo com algumas dificuldades.
Merlong garantiu que a Carta será entregue ao governador Wellington Dias e que as demandas específicas serão distribuídas às secretarias afins. "Enviaremos para os órgãos que têm relação direta com cada um dos pontos colocados para contemplarmos aquilo que for possível", disse.
A superintendente de Relações Sociais, Núbia Lopes, adiantou que acompanhará as demandas junto às secretarias e que dará retorno sobre cada reivindicação apresentada.
Fonte: piaui.pi.gov