Turismo
90 empresas piauienses são formalizadas pelo Cadastur
A Secretaria do Turismo do Piauí, através do setor responsável pelo registro das empresas que trabalham com turismo, o Cadastur, realizou a formalização de 90 empresas em apenas um dia.
Segundo o coordenador regional de Serviços Turísticos da Setur, Hermano Carneiro, "desses cadastros, 51 empresas representam os empreendimentos com registro inicial, que por hora também ganham a conotação de pessoas jurídicas que estavam na informalidade. Ficamos satisfeitos com a procura, isso mostra que o setor turístico vem ganhando força e que os empresários estão vendo a importância de se enquadrarem nas regras do Ministério do Turismo", disse.
O Cadastur é um sistema on line onde é possível identificar todos os prestadores de serviços turísticos do Brasil. O cadastro é utilizado pelo Ministério do Turismo para identificar as empresas que podem participar de eventos oficias, feiras e ações realizadas pelo Ministério e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. As empresas cadastradas também têm facilidade no acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.
O Cadastur tem como base as Leis Federais nº 11.771/08 e 8.623/93 e visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. O cadastro é obrigatório para as empresas e profissionais.
No sistema Cadastur do Piauí, a maioria das empresas inseridas é ligada ao setor das transportadoras, sendo o Piauí a maior frota cadastrada no sistema nacional. São 69 na capital e 88 no interior. Em registro no Piauí, o segundo lugar fica com as agências de viagem, sendo um total de 132, sendo 99 na capital e 33 no interior, com concentração em Teresina e Parnaíba.
Os meios de hospedagem estão em terceiro lugar, mas ainda representam um número bem aquém do esperado, estando cadastrados apenas 17 na capital e 71 no interior.
Segundo o coordenador do Cadastur, Hermano Carneiro, um setor que precisa acordar para a importância do cadastro junto ao Ministério do Turismo, é o de restaurantes. "Apesar de não haver uma obrigatoriedade da inclusão desse setor no Cadastur, os proprietários de restaurantes deveriam também se registrar, como forma de ter seu empreendimento na lista do Ministério do Turismo e também ficar disponível para a consulta dos turistas", disse.
Em 2009, o Estado tinha cerca de 260 empresas cadastradas. Em 2010, esse número passou para 386 e nesses seis meses de 2011, passou para 476 cadastrados. O coordenador frisa que o cadastro é totalmente gratuito.
Bacharéis de Turismo e guias devem se cadastrar na Setur
Os bacharéis em Turismo e os Guias devem buscar a Secretaria do Turismo do Piauí para efetivar registro junto ao Cadastur. As informações prévias podem ser acessadas no site cadastur.turismo.gov.br/cadastur. Com o registro, esses profissionais ficam habilitados para exercer atividades como consultoria e laudos técnicos para empresas públicas e privadas.
Segundo o coordenador, sete categorias têm obrigação de cadastro no Cadastur, como forma de trabalhar legalmente. São elas: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Guias de Turismo.
Opcionalmente também poderão se cadastrar: Restaurantes, Cafeterias e Bares; Centros de Convenções; Parques Aquáticos; Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico; Casas de Espetáculo; Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; Locadoras de veículos para turistas; Prestadoras especializadas em segmentos Turísticos e bachareis em Turismo.
Fonte: SETUR