Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377
Timon vai esperar ainda mais pelo Metrô
Macos Silva, presidente da CMTP
foto: Edgar Rocha
A entrega da extensão do Metrô de Teresina até a vizinha cidade de Timon, no Maranhão, está ‘amarrada’ na burocracia de Brasília. Foi o que afirmou o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), Marco Silva. Ele disse que a inauguração só está dependendo agora de uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que já era para ter acontecido há pelo menos três meses.
Há cinco meses a população timonense espera ansiosa pela entrega da linha do Metrô até esta cidade, cuja inauguração simbólica já aconteceu com a presença do então ministro dos transportes, Paulo Passos, do governador do Piauí Wilson Martins (PSB) e da prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB).
Na época, o ministro também anunciara a implantação do programa regional de trens interurbano, do governo federal, interligando os municípios de Altos e Teresina, no Piauí, e Timon, Caxias, e Codó, no Maranhão. “Já está tudo pronto, o projeto fá foi mostrado, o ex- ministro visitou o trecho, o governador já foi a Brasília para apresentar o projeto e pedir a inauguração, mas agora estamos dependendo da vontade de lá”, ressaltou, destacando ainda que até a Companhia Ferroviária Nacional (CFN) já aprovou e deu parecer favorável á inauguração.
A extensão da linha do Metrô de Teresina até a cidade de Timon, segundo estudo encomendado pela prefeita Socorro Waquim e apresentado ao governo do Piauí, vai beneficiar cerca de 14 mil pessoas, entre pedestres e ciclistas, que circulam diariamente entre Timon e Teresina, pela ponte metálica, para trabalhar, estudar ou visitar parente e amigos entre as duas cidades.
A área diretamente beneficiada, será a região Norte onde se localizam o terminal rodoviário interurbano, muitos estabelecimentos comerciais, escolas, faculdades, supermercados e residências.