Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Timon ainda espera o Metrô, mas a novela pode acabar dia 25 próximo

A nova extensão do Metrô de Teresina até a cidade de Timon, no Maranhão, poderá começar a funcionar a partir do próximo dia 25 de janeiro. A informação é do presidente da Companhia Metropolitana de Trens Públicos, CMTP, Marcos Silva.
Ele disse que o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Noboro Fuji, virá ao Piauí no próximo dia 24 de janeiro para autorizar, dia 25, e participar da solenidade de entrega da nova linha até a cidade maranhense.
A nova extensão do Metrô já havia sido inaugurada em meados do mês de outubro do ano passado, pelo Governador do Piauí Wilson Martins, com as presenças do ministro dos Transporte, Paulo Sérgio Passos, da prefeita de Timon, Socorro Waquim, do deputado Federal Sétimo Waquim, esposo da prefeita, e várias outras autoridades
Até o momento, aconteceu apenas uma viagem experimental no dia da inauguração, mas, segundo Marcos Silva, tudo estava dependendo de uma licença da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e acertos com a Companhia Ferroviária Nacional (CFN). "Esses pontos já foram acertados, e agora o presidente da ANTT vai autorizar a circulação do trem até Timon", ressaltou.
Com a entrega da nova linha do Metrô até a cidade maranhense, pelo menos mais 12 mil pessoas passarão a circular no Metrô de Teresina, segundo estimativa da prefeita de Timon. Pois esse total de pessoas, entre ciclistas e pedestres, circula diariamente pela ponte metálica João Luís Ferreira entre as duas cidades, ou para o trabalhar ou para tratar de negócios em Teresina.
A Zona Norte de Timon, a ser beneficiada pelo Metrô, é bem atendida por uma extensa rede de comércio, muitas residências, escolas, Faculdades, e,também, é onde se localiza o terminal rodoviário.


Teresina ganhará mais duas estações


O presidente do Metrô de Teresina destacou, também, que já foi licitada a empresa que vai reformar mais 15 quilômetros de extensão, que sai do bairro Matinha, na zona Norte, e vai até a região do Grande Dirceu, zona Sudeste da capital. Será feita a troca de dormentes em toda essa extensão com o objetivo de evitar acidentes no trecho mais movimentados do Metrô.
A novidade, segundo Marco Silva, é que também já foi licitada a construção de mais duas estações, a do bairro São João, nas imediações da CEUT, e a do bairro Piçarra. Com as duas novas estações, estima-se que a quantidade de passageiros poderá passar dos atuais 15 mil passageiros para cerca de 45 mil , sem incluir os de Timon.
Segundo Marcos Silva, atualmente o Metrô de Teresina possui quatro novas locomotivas ultra modernas, duas circulando, os chamados ‘VLT‘ ( Trens Leves e Velozes sobre Trilhos). As vantagens destas novas máquinas com relação às tradicionais, segundo o presidente do Metrô, é que, além de mais confortáveis, com sistema de ar condicionado central, são mais velozes,cada vagão tem capacidade para 200 pessoas e possui sistema de frenagem mais ágil. "O tempo de espera de um trem para o outro é de máximo 10 minutos", destacou.
Com relação à extensão do Metrô até a cidade de Altos, Marcos Silva disse que os trabalhos estão em andamento. Está sendo feita apenas a substituição dos dormentes deteriorados pois a estação já existe. “Muito em breve estaremos inaugurando a nova extensão do Metrô até a cidade de Altos”, completou.

Metrô de Teresina se estenderá até Codó


Já havia ficado acertado, na última visita do então ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o estendimento do Metrô de Teresina até o município de Codó, no Maranhão. O projeto faz parte de uma iniciativa do Governo Federal de revitalizar as antigas linhas de trens, assim como construir outras para integrar áreas metropolitanas e grandes centros urbanos.
Segundo o então ministro Passos, quando de sua vinda ao Piauí, os recursos já estão garantidos, alguns deles do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, e outra parte do próprio Ministério dos Transportes e contrapartidas dos estados. Para começar as obras, está dependendo apenas da conclusão de um estudo para avaliar o que precisa ser feito e reformado uma vez que a linha e as estações já existem.
Segundo Marcos Silva está marcada uma reunião para o próximo dia 26 de janeiro, em Brasília, para tratar deste assunto, com os prefeitos das quatro cidades beneficiadas, sendo elas Altos, Timon, Caxias e Codó.
Com a circulação do novo trem de passageiros, cidades como Altos, Caxias, Codó, e localidades que margeiam a ferrovia serão beneficiadas com o aquecimento do comércio e do Turismo.