Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.
Sinproesemma recebe apoio da Comissão de Educação da Assembleia do Maranhão
A direção do Sinproesemma foi recebida, em audiência, no final da manhã desta quarta-feira(19), pela comissão temática de Educação da Assembleia Legislativa, onde trataram sobre o Projeto de Lei 248/2011, que dispõe sobre vencimentos e a estrutura da carreira dos professores da rede pública estadual de ensino.
A reunião, proposta pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e apoiada por outros parlamentares, foi motivada pelo sentimento de indignação manifestado pelos educadores diante da medida do Executivo que encaminhou mensagem à AL, com Projeto de Lei, cujo conteúdo não é aceito pelos trabalhadores em educação. Participaram da audiência o presidente da comissão, deputado César Pires (DEM), Bira do Pindaré (PT), Marcelo Tavares (PSB), além do deputado Rubens Júnior , autor do requerimento.
Na conversa com os parlamentares, os diretores do sindicato repassaram informações sobre as últimas negociações com o governo, ocorrida nesta terça-feira (18), na qual foram definidos alguns avanços como o compromisso do secretário de Educação, João Bringel, de manter a estrutura da carreira sem alteração até a discussão do novo Estatuto do Educador e de reaver os percentuais da Gratificação por Atividade de Magistério, incluídos no PL e considerados prejudiciais aos salários dos educadores.
Por outro lado, o deputado Cesar Pires também informou aos sindicalistas que também teve uma conversa com o secretário João Bringel, quando manifestou sua posição contrária ao conteúdo do PL.
Todos os deputados da comissão, incluindo o presidente Cesar Pires, manifestaram total apoio à categoria, comprometendo-se em não votar a favor do Projeto de Lei, se este não receber as devidas alterações, que beneficiem a classe trabalhadora. Também manifestaram a intenção de realizar uma nova reunião com os diretores para que possam acompanhar de perto o desfecho das negociações e conhecer os termos da nova tabela que o governo deverá apresentar à categoria ainda esta semana.