
Reinaldo - União/PI
Colaborador da cidade de União no estado do Piauí.
Secretária de saúde, não atende a convocação da Câmara Municipal de União
A secretária de saúde de União Dra. Eliane, não compareceu à Câmara, para dar explicações sobre o caos em que se encontra a saúde no município de União. A convocação da secretária se deu através de um requerimento de autoria do vereador Júnior Mota (DEM) aprovado por unanimidade, no fim de outubro. Ela deveria comparecer à Câmara na sessão dessa quinta-feira, 08 de novembro, mas a secretária não compareceu nem justificou sua ausência.
O autor do requerimento, vereador Júnior Mota classificou a ausência da secretária como um desrespeito à Câmara Municipal; em aparte o vereador Frankilandy (DEM), disse que esta não é a primeira vez que a Casa é desrespeitada, “Nobre vereador Júnior Mota, eu também já apresentei um requerimento convocando uma diretora de escola para que esta desse explicação sobre algumas situações da sua escola...08 meses já se passaram e a diretora nunca compareceu”, disse Frankilandy. Júnior Mota pediu ao presidente da Câmara, vereador Ricardo enviasse nova convocação à secretária, “presidente, peço a vossa excelência que notifique novamente a secretária e caso não haja nenhuma manifestação por parte desta, peço que vossa excelência comunique o fato ao Ministério Público”, disse Júnior Mota.
Fazendo uso da tribuna, o vereador Júnior Mota apresentou um documento da Secretaria Estadual de Saúde, no qual comprova que o Estado está passando em dia, os repasses para o hospital, “nós estivemos pessoalmente na SESAPI em buscando informações sobre a situação do hospital e aqui está o documento que comprova os repasses do estado para o hospital, mas no entanto os servidores estão com seus salários atrasados...temos também em mãos um relatório das enfermeiras do hospital no qual mostra a situação em que se encontra nosso hospital, falta oxigênio, medicamento e até material de sutura...é uma situação insuportável, mas a secretária não quer explicar estes fatos”, disse o vereador Júnior Mota. Outro problema apontado durante a sessão de ontem, 08, foi a falta de ambulância, no momento não há nenhuma ambulância em funcionamento. Pacientes vítimas de acidentes são transportados para Teresina na carroceria de carros particulares.
Também foi comentado sobre o atraso nos salários dos prestadores de serviços, pessoal da limpeza pública e descontos indevidos dos efetivos.
Os vereadores que representam a base governista ficaram sem argumentos diante do não comparecimento da secretária de saúde, bem como sobre os problemas apresentados na Tribuna pelos vereadores Frankilandy e Júnior Mota.