Dr. Valrian Feitosa

Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão

Saúde: AVC, morte por hipertensão arterial falta Vigilância

 NO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE MEDICAMENTOS, MESMO QUE O MÉDICO COLOQUE NA RECEITA UM ANTI-HIPERTENSIVO DE BOA QUALIDADE, É QUASE CERTO QUE A FARMÁCIA VAI TROCAR POR UM MARCA DIABO; É O RESULTADO DE LEVANTAMENTO REALIZADO PELO MÉDICO TRABALHISTA MOISES ELI,CHAMANDO À ATENÇÃO PARA A QUALIDADE ATRAVÉS DE TESTES BIOEQUIVALÊNCIA E DE BIODISPONIBILIDADE, O QUE CERTAMENTE COMBATERIA AS CAUSAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E MORTE POR HIPERTENSÃO ARTERIAL.

 

O CAPTOPRIL E O ENALAPRIL SAO EXCELENTES ANTI-HIPERTENSIVOS QUANDO RECEITADOS DE FORMA ADEQUADA, ONDE EXISTEM BONS PRODUTOS DE LABORATORIOS RECONHECIDAMENTE RENOMADOS; OS MELHORES SÃO JUSTAMENTE OS PRIMEIROS A SEREM LANÇADOS NO MERCADO CUJO PREÇO É PROIBITIVO PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. FELIZMENTE EXISTEM CAPTOPRIL E ENALAPRIL DE OUTROS LABORATÓRIOS COM VALORES MAIS ACESSÍVEIS E COM GARANTIA DE QUALIDADE ATRAVÉS DE TESTES DE BIOEQUIVALÊNCIA E DE BIODISPONIBILIDADE. 
EXISTEM PORÉM UNS BEM BARATINHOS, QUE CUSTAM EM TORNO DE 6 A 7 REAIS A CARTELA, QUE SAO FARINHAS DE ÓTIMA QUALIDADE PARA A FABRICAÇÃO DE BOLOS, TORTAS E BISCOITOS MAS QUE NÃO CUMPREM A SUA PRINCIPAL FUNÇÃO QUE É A DE BAIXAR A PRESSÃO. 
INFELIZMENTE ESTES SÃO OS MAIS CONSUMIDOS PELA POPULAÇÃO, É O PRATO PREDILETO DA 
EMPURROTERAPIA DAS FARMÁCIAS, E PELA SUA BAIXA EFICÁCIA É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E MORTE POR HIPERTENSÃO ARTERIAL.

À PROPÓSITO DISTO, GOSTARIA QUE TODOS TIVESSEM EM MENTE ALGO QUE TENHO OBSERVADO EM MEUS 34 ANOS DE PROFISSÃO:

QUANDO UM BALCONISTA DE FARMÁCIA TROCA A MEDICAÇÃO DA RECEITA, OU INDICA POR SUA CONTA UM MEDICAMENTO, PODEM TER CERTEZA DE UMA COISA: É QUASE CERTO QUE VAI EMPURRAR O QUE TEM DE PIOR NA FARMÁCIA. AQUILO QUE DÁ MAIS LUCRO OU COMISSÃO DE LABORATÓRIOS DE OITAVA CATEGORIA. POR ISSO, NUNCA ACREDITEM EM TROCAS E RECEITAS DE FARMÁCIAS E DROGARIAS. É INACREDITÁVEL E AO MESMO TEMPO INADMISSÍVEL QUE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA NÃO TENHA O  MÍNIMO CONTROLE SOBRE ESTES MEDICAMENTOS.   FORAM  INÚMERAS AS VEZES EM QUE ALERTEI PARA ESTE PROBLEMA, PORÉM O CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE A ANVISA E OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE É PIOR DO QUE A QUALIDADE DESTES PRODUTOS.      ALGUNS INCLUSIVE SÃO  FORNECIDOS PELO PROGRAMA DE FARMÁCIA POPULAR,  PORÉM  O GOVERNO NÃO SE DEU CONTA DE QUE TODA A ECONOMIA QUE FAZ FORNECENDO ESTES CAPTOPRIL E ENALAPRIL DE BAIXA QUALIDADE, VÃO ACABAR SAINDO MAIS CARO COM AS VERDADEIRAS FORTUNAS QUE GASTARÃO EM HOSPITALIZAÇÕES,  MEDICAMENTOS CARÍSSIMOS, ENFERMAGEM ESPECIALIZADA, FRALDAS DESCARTÁVEIS, E PERMANÊNCIA NA UTI, DAS POBRES VÍTIMAS QUE TERÃO UM DERRAME CEREBRAL PELA INEFICÁCIA DESTES MEDICAMENTOS.            COMO SE NÃO BASTASSE O PÉSSIMO ATENDIMENTO PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS ONDE O ENCAMINHAMENTO PARA ESPECIALISTAS, A REALIZAÇÃO DE EXAMES MAIS SOFISTICADOS E A MARCAÇÃO DE CIRURGIA EXIGEM AS VEZES UMA LONGA ESPERA QUE PODE LEVAR ALGUNS ANOS, TEMOS AINDA QUE CONVIVER COM ESTA CRUELDADE NO FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS QUE AGEM QUASE COMO PLACEBOS.                                                        SERÁ QUE UM DIA O MINISTÉRIO DA SAÚDE TERÁ MAIS RESPONSABILIDADE COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO?                                                         Dr. MOISES ELI MAGRISSO - CREMERS 08708

 

[email protected]

[email protected]