Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.
Pais de alunos fazem fila para conseguir vaga nas escolas de Timon
Sufoco para conseguir vaga no ensino médio da escola estadual Jacira de Oliveira e Silva em Timon. Pais de alunos e os próprios alunos estão enfrentando chuva e sol desde ontem ,15, numa fila gigante guardando lugar para garantir uma matrícula que tem previsão de começar somente nesta terça-feira,17 (veja fotos acima).
Na visita que o blog do Elias Lacerda fez ao local na noite de ontem, muitos pais reclamaram da situação dizendo que a Unidade Regional de Educação estava promovendo mudanças na rede que diminuíram o número de vagas para o ensino médio. Mesmo exigindo anonimato por temerem retaliações, contaram que duas escolas que atendiam a demanda da região, Bandeirantes e Higino Cunha, estão passando por mudanças. A primeira, segundo informações extra-oficiais, sofrerá uma reforma e portanto não estaria matriculando alunos e a segunda será totalmente dedicada ao funcionamento da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.
Mesmo sem estar matriculado na rede estadual, mas envolvido no movimento dos estudantes de Timon, o líder estudantil Moisés da Juventude, classificou a situação de “muito conturbada”. Para ele a unidade regional de educação tem pouco divulgado as mudanças e os pais de alunos estão desesperados tentando garantir a qualquer custo uma vaga para os filhos.
“Por conta dessa situação, muitos alunos estão se transferindo para escolas de Teresina”, disse ele ao blog.
Fonte: Portal AZ -Elias Lacerda