Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão
Ônibus: mudanças nas regras de licitação e R$ 280 milhões em investimentos em mobilidade urbana
Da implantação do Sistema de Transporte Público ao momento atual o usuário sempre reivindica melhores serviços, melhoria na frota, e recebe elevado custo da tarifa mas, mesmo protesto sob protesto, a história confirma vantagem do setor empresarial nas políticas aplicativas do município no setor; seguindo o método no projeto do Plano Diretor de Transito, que visa a integração de linhas, que se dispõe a favorecer usuários que necessariamente são obrigados a pagarem duas/três passagens para deslocamento de uma zona à outra - tema vem há muito tempo sendo colocado em debate, mas financeiramente o projeto retorna ao engavetamento.
Superlotação... |
O perfil do movimento estudantil que trabalhou para barrar o aumento das passagens de ônibus na capital, leva, novamente, a Câmara Municipal a trabalhar na formação de uma Comissão de Vereadores para tratar dos assuntos relativos ao Sistema de Transporte Público. Reajuste em 2010 (de R$ 1,75 para R$ 190) sempre combatido pelo Ministério Público, com o promotor Fernando Santos apontando falhas em planilha apresentada pelo SETUT - integrantes do Conselho Municipal de Transporte dizendo isolados dos debates - mas, fez-se valer a "drenagem" do Palácio da Cidade. Reajuste aplicado e mantido com todo empenho jurídico do executivo municipal.
Manutenção... |
Usuário, reclama ausência de pontos de ônibus (abrigos), frota aquém da realidade metropolitana (média de 480 ônibus, 11 empresas operando em 93 linhas). E o setor empresarial leva proposta de reajuste de 10 por cento, com isso a passagem passaria de R$ 1,90 para R$ 2,20. Em audiência pública, na Câmara - 20 de junho - o vice-presidente do SETUT, Marcelino Lopes, mostra confiança na manobra empresarial e diz que o "aumento está de acordo com os gastos que as empresas têm desde o último reajuste, maio de 2010, com os insumos que compõe o transporte coletivo: pneu, óleo diesel, peças e manutenção, uniforme dos rodoviários, salários dos diretores do SETUT e outros itens levados à planilha". O usuário achou a proposta abusiva e, com energia de estudantes, o teresinense organizou-se para protestos. Hoje, o empresário apresenta número de 62 ônibus atingidos, e reduz número de veículos em circulação, a repercussão é imediata, o usuário que esperava 10/15 minutos vê-se obrigado ao tempo de 30/40 minutos em parada de ônibus; "diariamente os usuários fazem reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas e tudo isso vai, ser fiscalizado por nós, com a ajuda do Ministério Público", garante o vereador R. Silva (PP), relator do Setor de Transporte e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
TERESINA: R$ 280 milhões da União para investimentos em mobilidade urbana
Projeto engavetado??? |
Em 21 de março, último, Palácio da Cidade e Palácio de Karnak apresentam parceria em "Projeto de Integração Linhas de Ônibus com Metrô", com ampliação da linha do metrô no sentido sul de Teresina, recebendo, assim, o sistema de transporte nova ação com a integração do metrô com linhas de ônibus. Na tarde daquela segunda-feira (21), o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público-CMTP, Marcos Silva, foi ao governador, Wilson Martins, apresentar o projeto e garantiu que a proposta já tinha ganhado recursos do Governo Federal: "governo do Piauí e Prefeitura de Teresina terão R$ 280 milhões da União para investimentos em mobilidade urbana, os recursos já foram liberados. Inicialmente, a integração será feita nos bairros Livramento (região do Alto da Ressurreição, zona sudeste), Avenida Frei Serafim (centro) e Praça das Bandeira (centro)", falou Marcos Silva, sem adiantar detalhes. O usuário teve muita alegria, falou-se de expandir o metrô até Timon-Ma - agora, 6 meses depois o indicativo é que o projeto retornou ao engavetamento.
AÇÕES LEGISLATIVAS
O Legislativo Estadual, aprovou requerimento do deputado Evaldo Gomes (PTC) para a realização de uma audiência pública, no próximo dia 22, para discutir o Sistema de Transporte Coletivo de Teresina; debate duas semanas após a Prefeitura ter suspendido o reajuste da tarifa, que havia sido de R$ 1,90 para R$ 2,10. O requerente diz que as planilhas que determinam o valor da tarifa serão debatidas, assim como outras questões: qualidade do sistema, a possibilidade da integração, as gratuidades, os pontos de ônibus.
Hoje, no Mirim, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, presidida pelo vereador R. Silva (PP), membros: Décio Solano (PT) e Rosário Bezerra (PT), trabalhando, já na formação de uma CPI de licitações nas linhas, apresentou emendas à Lei 3.946 de 16 de setembro de 2009, que dispõe sobre o regulamento do serviço de transporte coletivo da capital. A meta é estabelecer mudanças em artigos fundamentais: 1º que prevê a duração dos contratos de licitação dos serviços por 15 anos, prorrogáveis por mais 15. Na justificativa, R. Silva tem o pensamento que é impossível visualizar melhorias na qualidade dos transportes se a licitação para as empresas duram mais de quinze anos. Pela emenda a licitação passa para 8 anos, renovável por igual período. Em 2º tempo, "a lei tem que estabelecer um prazo de 180 dias, prorrogável por igual período para que a Prefeitura reveja os atuais contratos, serviços das empresas, mantendo uma fiscalização sobre o setor", confia o presidente R. Silva.
TCE vai analisar planilhas do transporte público Como órgão fiscalizador das contas públicas, o TCE vai analisar os dados que servem de base para a composição dos custos das empresas de ônibus e que servem de base para estabelecer a tarifa de ônibus urbano. O Presidente do TCE, Conselheiro Kennedy Barros, disse ainda que faz questão que o órgão participe da comissão que está estudando a planilha para definição do novo valor.
O Tribunal de Contas do Estado, por meio da DFAM - Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal, vai solicitar à STRANS a planilha de custos do transporte coletivo de Teresina para saber como são feitos os cálculos que definem o valor da passagem de ônibus na capital.