Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.
O que se deve cobrar da escola pública.
Conversei com algumas pessoas da nossa querida cidade de Timon, dentre elas o jornalista Edmundo Moreira do portal hoje, a professora Norma Suely presidente do sinterpum e o professor Naldo, que me informaram o início do ano letivo nas escolas públicas municipais, quinta-feira (10/03). Fiquei preocupado, pois na maioria dos Estados e Municípios às aulas começaram no mês de fevereiro, de certa forma esse atraso pode prejudicar nossas crianças com relação ao cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios.
Para que pais e responsáveis dos nossos estudantes possam acompanhar de perto o andamento da escola pública, listei alguns itens que devem ser cobrados:
• Seus filhos têm direito a uma boa merenda escolar todos os dias. Isso não é favor, é obrigação do governo. Verifique se a escola de seus filhos está oferecendo merenda de qualidade.
• A escola recebe, do Governo Federal, livros para as crianças estudarem. Procurem saber se eles chegam às mãos dos alunos e como são utilizados.
• A criança com qualquer deficiência tem o direito de ser matriculada nas classes comuns de ensino. Ela pode e deve conviver e estudar com crianças que não têm deficiência. A escola deve ter professores preparados e os recursos necessários para esse atendimento.
• Os estudantes têm direito a ter 200 dias de aulas por ano e, no mínimo, quatro horas de aula por dia. Se o professor faltar, deve ser imediatamente substituído.
• A escola deve estar sempre limpa para receber as crianças.
• As escolas de ensino fundamental do 6º ao 9º e ensino médio devem ter laboratórios de informática.
• Os alunos têm direito às aulas de recreação ou Educação Física, conforme a série, em espaço adequado.
A educação pública é responsabilidade de todos: das prefeituras, dos governos estaduais, da união e da sociedade civil organizada.Se vocês observarem irregularidades, como falta de vagas, falta de professores, falta de merenda de qualidade e instalações deficientes, não se conformem procurem a direção da escola e os órgãos responsáveis,como os conselhos tutelares e o ministério público.Cobre e lute por seus direitos.
“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”
Albert Einstein
Por James Mayner