Dr. Valrian Feitosa

Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão

Mulheres, Lutas e Conquistas: Homenagem Dia Internacional

 História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade; destacando a justiça, via implantação da Lei Maria da Penha - com suplemento de fevereiro último, bem mencionada pela delegada Maria Vilma Alves da Silva, na solenidade promovida pela empresa de consultoria e promotora de ventos esportivos Sportsbolparceria com o Centro Esportivo do Bairro Matadouro, em trabalho de valorização e reconhecimento da essência da MULHER, no contexto geral.

Homenagearam, não apenas às 15 cidadãs que receberam placas comemprativas e, muito menos dezena das contempladas com brindes e, sim a todas. Nessa mensagem de relaxamento e reflexão presto, particularmente, homenagem as guerreiras de todas as épocas, pois sei que cumpriram papel de mãe, esposa, enfim... Saudosamente, em especial a você, profª Niva Maria, como esposa  utilizou a pedagogia para orientar-me (3 meses de tua partida), tenho muito o que aprender -  teus ensinos estarão presentes. E, você mãe, Maria de Lourdes, palavras não expressão minha gratidão. E sim atos - a caridade é a melhor parceira.

Beleza é Fundamental no reconhecimento dos atos da MULHER em prol da humanidade. Sportsbol, administrada pelo cel. Ferreira Filho e, Centro Esportivo  pelo Francisco de Assis, na tarde deste sábado, 3 de março, transformaram aquela arena de "combate esportivo" - estádio Belchior Barros - às 15:30h, preliminar da partida Ressaca x Siri, para solenidade de reconhecimento da importância da MULHER no cenário real.

Radialista Ana Maria recebendo homenagem do esposo

Participação de humildes donas de casas,como Maria José e Ivone Borges, à "valentes" defensoras da cidadania, como a  delegada Vilma Alves, Tc. PM-Pi, Júlia Beatriz, o lado psicológico presente com Drª Darcy Passos, o setor esportivo com representantes ao nível de Gisélia Moraes (futebol SET), Gisélia Maria (volei), Sarah Meneses (judô), Izaura Sousa (arbitragem futebolística). A comunicação social, consolidarizou-se na ciclonia das Formadoras de Opiniõe,  talentos como Ana Maria Silva (rádio Pioneira), Socorro Cruz (jornal Meio Norte), Carol Santana (TV Antares), Samila Melo (TV Clube), Eli Lopes (jornal Diário do Povo/TV Cidade Verde). Mas, a organização  no fiel da justiça humana não sintetizou apenas o fator experiência não, buscou, também, o lado  do aprendizado pois está presente no dia-a-dia da MULHER e da família; a jovem Vanessa Ferreira da Silva, do Instituto GAV - Grupo de Amigos da Vida é relacionada, pois em futuro próximo as atuais jovens adolescentes, certamente, estarão na linha de frente, no combate aos erros de ontem e de hoje contra à MULHER.

Panorama na alegria das homenageadas

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
Izaura Sousa, entrega brinda a criança sorteada
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Organizadores na alegria de homenageada 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
 Marcos das Conquistas das Mulheres na História
Ivone Borges, humildade e certeza nas conquistas da Mulher
 - 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres


*Jotta Rocha
jornalista
Rádio Difusora AM
Portal Rg.com (coluna InforMalho)
Blogger Jotta Rocha - Repórter