Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Metro de Codó será entregue ainda este ano, mas o de Timon ainda não tem data

O presidente da Companhia Metropolitana de Trens Públicos (CMTP), Marco Silva, e equipe estiveram em Brasília na última quinta-feira (10) onde reuniram-se com representantes do Ministério das Cidades, Ministério dos Transportes, da CFN (Companhia Ferroviária Nacional) e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). As reuniões foram individuais para resolver pendências relacionadas à agilização de obras no Metrô de Teresina.
Segundo o diretor administrativo do Metrô de Teresina, engenheiro Antônio Sobral, a reunião tinha três metas: Uma foi tratar de um convênio entre a Companhia e o Ministério das Cidades, via Caixa Econômica Federal, para voltar o ‘mutirão do Metrô’ que tem o objetivo de reformar obras estruturais do Metrô, como estações e trechos da linha férrea.
A outra conversa foi para tratar da construção de duas novas estações na capital, sendo elas a do bairro São João, região Sudeste, e outra na Piçarra, região Centro Sul de Teresina. Segundo Sobral, estas obras já foram licitadas e só aguardam a homologação e divulgação no Diário Oficial do Estado para começarem a ser executadas.


Entrega do Metrô até Timon


Outra meta foi discutir a tão esperada entrega da extensão do Metrô de Teresina até o município de Timon e tratar do começo da execução do projeto de prolongamento do Metrô até Codó, ambas cidades maranhenses. Esta meta faz parte de um projeto federal de revitalização de linhas férreas entre cidades que integram áreas metropolitanas.

Metrô até Codó sai ainda este ano

Atônio Sobral explicou que, em todo o Brasil, foram contemplados 35 trechos de linha férreas para serem restaurados, dos quais, cinco tem prioridade máxima. Destes cinco trechos prioritários, foi incluído o que abrange os municípios de Altos (PI), Timon (MA), Caxias (MA) e Codó (MA).
Segundo Antônio Sobral, no último dia 8 de fevereiro, prefeitos e representantes dos municípios de Altos, Timon, Caxias e Codó, estiveram reunidos em Brasília com representantes do Ministério dos Transportes para tratar deste assunto. Desta reunião, ficou acertada uma outra em Teresina nos dias 3, 4 e 5 de março para definir como serão executados os trabalhos.
A princípio, segundo o diretor do Metrô de Teresina, será feita uma viagem de trem, saindo de Teresina, passando por Timon,Caxias, até chegar em Codó para que gestores e técnicos vejam de perto o que precisa ser feito. Desta reunião de Teresina é que será defina a entrega definitiva do Metrô até Timon, que é uma das etapas do projeto todo. É nesta inauguração que será entregue o quinto trem do Metro de Teresina da geração de ‘trens leves sobre trilhos’, VLT, mais moderno, mais ágil e mais velozes. “A idéia que o projeto seja executado por etapas em cada município. Já estão em andamento os trechos de Altos e Timon, depois serão os de Caixas e Codó”, completou Sobral.
Segundo ainda Sobral, o projeto todo é para ser entre até o final deste ano porque não muito a ser feito, pois já existem as estações e a linha férrea. Também não haverá licitação para a execução da obra pois vai ficar por conta da Companhia Metropolitana de Trens Públicos, a CMTP, do Piauí, por se tratar de uma empresa pública.