Dr. Valrian Feitosa

Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão

INSS faz recadastramento: "Prova de Vida" de aposentados e pensionistas

 A partir de maio, a Caixa Econômica Federal (CEF) dará início à prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem seus benefícios por meio de crédito em conta. O recadastramento para os aposentados e beneficiários do INSS que recebem com cartão magnético já é feito anualmente.

De acordo com a Agência Brasil, a partir deste ano, o procedimento passa a abranger também os que recebem por meio de crédito em conta corrente ou poupança.
Convocação
Serão convocados pela CEF 5 milhões de beneficiários para o recadastramento; a chamada será realizada por meio de mensagem dos rodapés dos extratos em comprovantes de saques, ou ainda pelo Internet Banking.
Após receber a mensagem, o beneficiário terá 30 dias para comprovar que está vivo. Para isso, o aposentado ou pensionista deverá se dirigir à agência da Caixa onde tem conta, com o cartão magnético e um documento de identificação com foto, sendo possível levar carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Segundo a Caixa, os aposentados e pensionistas do INSS devem aguardar o comunicado do banco e não precisam comparecer às agências antes da convocação.
A prova de vida é obrigatória a todos os segurados como forma de evitar fraudes. Quem não realizar o processo corre o risco de perder o benefício. Caso tenha dificuldade de locomoção, o beneficiário deverá nomear um procurador.
InfoMoney