Dr. Valrian Feitosa

Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.

Governo do Piauí corta gratificação dos servidores



                             Os contracheques do mês de abril, para quem tem cargo de comissão, já vieram com desconto.

                               O governo do estado resolveu cortar o pagamento das gratificações da DAS (Divisão de Assessoramento Superior) como solução para pagar a folha de funcionários públicos estaduais. Essa informação foi repassada por servidores estaduais que se mostraram chateados com os cortes.

                             Os contracheques do mês de abril, para quem tem cargo de comissão, já vieram com desconto. Funcionários dizem que não foram avisados com antecedência e informam que o corte chega a R$200.

                            A informação dos cortes foi repassada pelos chefes dos departamentos através de uma reunião com os servidores onde foram expostas as causas dos cortes e a situação financeira do estado.

                           O Secretário de administração, Paulo Ivan, informou que na verdade não ocorreu um corte nas gratificações e sim um ajuste.

                         “A gratificação de condição especial de trabalho foi criada em 1968 e nunca foi reformulada. Então acontecia de alguns diretores que administravam mais servidores receberem menos e outro que administrava menos gente receber um valor maior. O que fizemos foi uma reformulação.Vai acontecer de alguns terem um acréscimo no valor da gratificação e outros diminuir”. Disse o secretário, negando que o corte tenha servido para ajudar no pagamento da folha.