Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão
Flamengo negocia CT com EUA para jogos olímpicos 2016
Depois de um ano de negociação, o Flamengo acertou com o Comitê Olímpico Americano (Usoc) para ser o Centro de Treinamento-CT de algumas modalidades dos EUA antes e durante os Jogos Olímpicos Rio-2016. Na próxima semana será realizada uma coletiva, com a presença de dirigentes americanos, para a assinatura do contrato; pelo acordo firmado, a entidade irá investir R$ 1 milhão nos próximos anos em reformas na Gávea.
Complexo de piscina ganhará novos blocos |
– Foi uma negociação longa mais pela burocracia na formatação do contrato. Mas, desde a primeira reunião com a Patricia (Amorim, presidente do Flamengo) em dezembro do ano passado, houve grande interesse das duas partes em fazer da Gávea o CT na Olimpíada – afirmou Pedro Rego Monteiro, ex-nadador do Rubro-Negro e diretor executivo da Effect Sport, empresa que atuará como agente do Usoc no Brasil até 2016.
Procurada pelos americanos em 2010, a empresa brasileira foi escolhida para tratar de assuntos como seleção de lugares para treinamento, locais para os patrocinadores do Usoc durante os Jogos, além de dar suporte para a delegação dos EUA. A primeira demanda da entidade foi justamente definir um CT.
Monteiro aproveitou sua ligação com o Fla e indicou o clube, cuja boa localização e estrutura foram elogiadas pelos americanos nas visitas realizadas no ano.
Pelo acordo, o dinheiro será repassado de forma gradual para a Effect Sport que, em parceria com o clube, definirá onde ele será investido. A tendência é dar prioridade para vestiários, ginásios, salas de musculação e equipamentos.
– Não vai dar para reformar as piscinas porque essa obra custaria cerca de R$ 5 milhões. Mas podemos comprar novos blocos de partida e raias. Vamos melhorar a infraestrutura do clube e contaremos com o apoio de empresas parceiras do Usoc – disse Monteiro.
Com a palavra:
Pedro Monteiro
Diretor executivo da Effect Sport, em entrevista exclusiva ao LANCENET!
Com essa parceria, grandes atletas treinarão no Fla em 2016?
Sim. Pelo acordo, natação, basquete, judô e tênis são esportes que devem treinar na Gávea. Com isso, o nadador Ryan Lochte e o LeBron James, da NBA, poderão utilizar as instalações do Flamengo em 2016.
A parceria também envolve um intercâmbio entre as partes, certo?
Atletas e técnicos podem ir para os EUA e vice-versa. É uma boa oportunidade para utilizar as excelentes instalações dos americanos. O Flamengo paga as passagens e o Usoc custeia o restante dos gastos, como hospedagem e alimentação.
O Usoc procura outros CTs?
Eles também queriam a Fortaleza de São João, mas o Exército assinou com o Comitê Olímpico Brasileiro. Estamos estudando opções no Rio e na Região dos Lagos.
A estrutura da Gávea:
Ginásios
O Ginásio Hélio Maurício abriga o futsal e o basquete. Já o Ginásio Cláudio Coutinho é o local de treinos da equipe de ginástica artística. E o Ginásio Togo Renan Soares é destinado ao vôlei.
Piscinas
O Parque Aquático Fadel Fadel abriga a natação, nado sincronizado e polo aquático. O local precisa de ampla reforma. O nadador Cesar Cielo, por exemplo, não treina na Gávea.
Campos de futebol e tênis
O Estádio José Bastos Padilha é utilizado para treinos do futebol. O clube ainda conta com seis quadras de tênis.
Remo
Em frente à entrada social está a base do remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Informes do Petrônio Filho - Grupo de Resgate ECF