Dr. Valrian Feitosa

Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão

FFP: Cesarino vence eleições e articulistas pedem desfiliação

 Em assembléia geral administrada, por determinação judicial, por Jankel Costa, presidente do Esporte Clube Flamengo estiveram presentes, na tarde/noite desta sexta-feira (04), os representantes de Barras (Paulo Afonso), Comercial (Chico Wilson), Caiçara (Francisco Ispo), Piaui (Reinaldo Ferreira), Cori-Sabbá (José Bruno) e Flamengo (José do Egito), compareceram à sede da Federação de Futebol do Piauí-FFP para eleição do novo presidente da entidade - mandato de três anos e dois meses (encerrando-se no dia 31 de dezembro de 2014).

Membros no auditório FFP

 Antes do início da votação, Jankel Costa confirmou o deferimento de  pedidos de desfiliação de alguns clubes, com exceção do que foi formulado por Hamilton Reis, como presidente do Caiçara - o caso do Caiçara, a situação  foi melhor analisada pois dois dirigentes dizem ser seu presidente: Hamilton Reis, que está do lado da nova FPF, e Francisco Ispo, que está com a FFP. Jankel Costa, gestor da Federação de Futebol do Piauí, não deferiu o pedido de desfiliação assinado por Hamilton. "A Federação não o reconhece como presidente do Caiçara. O presidente é Francisco Ispo, que nos apresentou a documentação legal", comentou rapidamente.

Kalume, articulista

Inconformados com o processo eleitoral dirigido pela atual gestão da Federação de Futebol do Piauí,  clubes filiados à FFP solicitaram desligamento da entidade e anunciaram a fundação de  nova Federação, que recebe o nome de Federação Piauiense de Futebol-FPF. O pedido de desfiliação foi protocolado e  deferido por Jankel Costa, presidente do Flamengo, que está à frente da Federação de Futebol do Piauí- FFP.

 

A nova Federação vai funcionar à Rua Barroso, 777, próximo ao Banco do Brasil. Os clubes que pediram desfiliação e fundaram a FPF são River Atlético Clube, 4 de Julho Esporte Clube, Parnahyba Sport Club, Princesa do Sul Futebol Clube, Sociedade Esportiva Tiradentes, Krac Esporte Clube, Sociedade Esportiva 7 Cidades, Oeiras Atlético Clube, Sociedade Esportiva de Picos, Fluminense Esporte Clube. Com a desfiliação do 4 de Julho o clube perde o direito de ser o representante piauiense na Copa do Brasil de 2012; quanto ao Fluminense, que estava disputando o Campeonato Piauiense Sub-18, com a desfiliação9 junto à entidade FFP, o time tricolor perde o direito de disputar o segundo jogo da final do campeonato e está fora da competição - na lógica desportiva judicial o Esporte Clube Flamengo fica considerado como campeão e representante do Piauí na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012.

Fora de campo a situação se agrava, acompanhamos na noite desta sexta, revolta de membros do Fluminense pelo ato de desfiliação da FFP, principalmente por falta de conhecimento técnico-administrativo: "a perda do título e do direito de representar não valoriza o trabalho de todo o grupo e prejudica adolescentes, pode ser levado à justiça é agravo ao Código da Criança e Adolescente", comentava-se nos bastidores. De acordo com Cesarino de Oliveira, presidente da FFP eleito na tarde desta sexta-feira (04), o título do Flamengo já é algo sacramentado. "Quando o requerimento de desfiliação feito pelo Fluminense foi acatado, o time deixou de fazer parte da Federação. Logo, não pode fazer parte de uma competição organizada pela FFP. Então, o Flamengo fica com o título do Campeonato Piauiense Sub-18 deste ano e jogará a Copa São Paulo no ano que vem", assegurou.

DIRETORIA DA FFP ELEITA (04/11/2011 a 31/12/2014)

 

Presidente: Cesarino de Oliveira Sousa
1° vice: José Gilberto Alves de Sousa
2° vice: Alfredo Ferreira Neto
3° vice: Robert Ibiapina Gomes
Conselho Fiscal - efetivos
José Francisco Carcará da Silva
Renato Pires Berger
Martinho José da Silva Santos
Conselho Fiscal – suplentes
Raimundo Leal Silva Filho
Anderson Sousa
Afrânio Messias Alves Nunes Neto 

Membros da diretoria eleita, exercício de três anos e dois meses, sob comando de Cesarino Oliveira