Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377
Eleição midiática e comediante em Teresina (PI)
foto: reprodução
As eleições municipais para a prefeitura do município de Teresina, a bela e quente capital do Piauí, é uma das mais bem cobertas e divulgadas pela mídia televisa do Brasil. Dos quatro principais canais de TV locais, com 100% de cobertura na capital e em boa parte do Interior, em pelo menos um deles é gasto uma hora na grade de programação com entrevistas com candidatos praticamente todos os dias.
Por força de perguntas muito bem dirigidas por seus apresentadores com o objetivo de explorar ao máximo os pretendentes ao tão cobiçado cargo, eles respondem praticamente a mesma coisa todos os dias, como se a mídia não se desse por satisfeita com tais respostas.
Acredito que os assessores não têm muita dificuldade para elaborar propostas para seus candidatos, assim como eles não têm muita dificuldade em respondê-las de tanto repeti-las.
Cada um ao seu estilo, cada canal de TV só está faltando botar os candidatos para brigar em um ringue de luta livre, ou melhor, de luta estimulada, se a Justiça Eleitoral permitisse, pois o que se possa imaginar em termos de debate e sabatina já foi explorado.
foto: rerprodução
A TV Antena 10, afiliada à rede Record de televisão, inovou com uma forma de debate diferente das demais concorrentes, colocando os candidatos em sabatina em uma espécie de mesa redondada, cara a cara com os jornalistas, ou candidato cara a cara com outro. As perguntas são formuladas de modo a deixarem aqueles menos preparados ou mal assessorados, muito bem ‘enrolados’.
A sabatina virou uma espécie de espetáculo na TV, cuja audiência se dá mais pela comédia proporcionada pelos experientes jornalistas da emissora, do que pelas propostas apresentadas pelos pretendentes ao cargo de prefeito ou vereador de Teresina.
Quem está consciente de suas propostas e bem assessorado, certamente levará a melhor com uma publicidade altamente positiva. Porém, aqueles que concorrem somente para efeito de autopromoção para futuras eleições, certamente nesta, se tinham algum voto, perderam os que tinham.
O eleitor pode até não ter um voto consciente no dia 7 de outubro, mas não será por falta de informação. Por mais que existam aqueles menos esclarecidos, que não parem nem um instante na frente da televisão para assistir o horário eleitoral gratuito na TV, porém, a maior parte dos telejornais locais de maior audiência é com entrevistas de candidatos. Sem deixar nenhum deles de fora, claro, conforme determina a Justiça Eleitoral.
Ninguém sabe se este tipo de publicidade é negativo ou positivo para os candidatos a prefeito ou vereador, pois isso só o tempo dirá. O certo é que o festival de promessas e propostas apresentadas são os melhores possíveis, de modo que, aquele que vencer e concretizar tais propostas, transformará Teresina em um paraíso.