Dr. Valrian Feitosa

Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão

Denúncia: Irresponsabilidades no Transporte de Carga

 Recebemos material do médico trabalhista Dr. Eli Magrisso/RS, denunciando negligências de gestores públicos no assunto de transporte de carga, destacando  motoristas de caminhão que  chegam ao dirigir de 20 e/ou mais horas/dia, reproduzo para análise dos que visitam esse espaço:

PREZADO  JORNALISTA JOTTA ROCHA
Viagem, no sono do 'condutor'...
Diante dos acontecimentos com o repórter Paulão e seu acompanhante, peço a especial gentileza de lerem na íntegra o que segue abaixo, ou se desejar, publicar em sua coluna, que acredito ser de muita utilidade pública.
Eu sei que este assunto dos motoristas de caminhão já foi exaustivamente debatido, então vou me limitar a poucas perguntas com o seguinte exemplo:.
OS MOTORISTAS,  PRESSIONADOS PELAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS, DIRIGEM CERCA DE 20 HORAS E ÀS VEZES MAIS, DE PORTO ALEGRE PARA SÃO PAULO,  DORMINDO NO MÁXIMO 3 OU 4 HORAS. 
QUANDO CHEGAM EM SÃO PAULO,  JÁ TEM UMA CARGA PARA TRAZER DE VOLTA E SÓ DESCANSAM ALGUMAS HORAS.    QUANDO CHEGAM DE VOLTA À PORTO ALEGRE, EXTREMAMENTE CANSADOS, ELES SÃO PRESSIONADOS À VOLTAR PARA SÃO PAULO NO MESMO DIA, ÀS VEZES POUCAS HORAS DEPOIS.

DIANTE DE FATOS SEMELHANTES A ESTES,  EU  PERGUNTO:
1 - PORQUE NÃO EXISTEM LEIS LIMITANDO O NÚMERO DE HORAS QUE O MOTORISTA PODE DIRIGIR?  SE JÁ EXISTEM, PORQUE NUNCA É FISCALIZADA E CUMPRIDA?
2 - PORQUE À PARTIR DE UM NÚMERO DE HORAS NÃO É EXIGIDO 2 MOTORISTAS JUNTOS NO CAMINHÃO,  OU  SEPARADOS  EM TRAJETOS DIFERENTES CUMPRINDO CADA UM, O NÚMERO MÁXIMO DE HORAS EXIGIDOS POR LEI?
3- PORQUE NÃO É EXIGIDO EM TODAS AS VIAGENS LONGAS, UM PLANO DE PERCURSO COM O NOME E O TRAJETO DE CADA MOTORISTA,  QUANTAS HORAS PREVISTAS DE DIREÇÃO PARA CADA UM,   E SE NÃO VIAJAREM JUNTOS,  EM QUE LOCALIDADE SERÁ FEITA A TROCA DOS MOTORISTAS?
4- PORQUE A ANVISA NÃO MULTA OS LOCAIS ONDE VENDE REBITE E NÃO FECHA OS LABORATÓRIOS QUE ELABORAM O PRODUTO?  NÃO ME DIGAM PELO AMOR DE DEUS QUE NÃO SABEM QUEM OS VENDEM E QUEM OS FABRICAM.
SE DISSEREM ISTO, ESTARÃO REVELANDO A MAIOR DE TODAS INCOMPETÊNCIAS  E IRRESPONSABILIDADES.
SE OS RESPONSÁVEIS PELO NÃO CUMPRIMENTO DAS LEIS DO TRANSPORTE DE CARGA NÃO SOUBEREM RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS, OU SE NÃO EXISTEM ESSAS LEIS DE CONTROLE DE TRÁFICO,  EU POSSO AJUDÁ-LOS A RESPONDER,  E ASSUMO A RESPONSABILIDADE DAS RESPOSTAS:
1-   ALGUMAS EMPRESAS TRANSPORTADORAS DE CARGA PRESSIONAM PARA QUE NUNCA HAJA FISCALIZAÇÃO SOBRE O NÚMERO DE HORAS QUE CRIMINOSAMENTE E IRRESPONSAVELMENTE SUBMETEM OS MOTORISTAS A DIRIGIR.
2-  OS MOTORISTAS,  COM MEDO DE PERDER O EMPREGO, ACEITAM ESTA SITUAÇÃO, E PARA FICAREM ACORDADOS, TOMAM REBITE.
3-   O REBITE É FABRICADO EM FUNDO DE QUINTAL, E A ANVISA SÓ CONTROLA PRODUTOS FABRICADOS POR GRANDES EMPRESAS, ONDE PODEM COBRAR PESADAS MULTAS.
 
FICA ENTÃO A MINHA SUGESTÃO:
OU COLOQUEM LEIS OU FAÇAM CUMPRIR AS JÁ EXISTENTES QUE LIMITAM O NÚMERO DE HORAS NA DIREÇÃO DE VEÍCULOS DE CARGA, OU SE VIEREM COM A SURRADA DESCULPA DE QUE NÃO TEM COMO CONTROLAR,  ENTÃO FAÇAM O MAIS SIMPLES:  PROIBAM O TRÁFEGO DE VEÍCULOS DE CARGAS ENTRE A MEIA NOITE E ÀS CINCO HORAS DA MANHÃ, EXCETO SE TIVER 2 MOTORISTAS, DANDO OPORTUNIDADE DE DESCANSO AOS MOTORISTAS TRANSPORTADORES, E APLICAR PESADAS MULTAS PARA AS EMPRESAS QUE DESCOMPRIREM ESTE HORÁRIO.
O QUE NÃO PODE ACONTECER  É FICAR COMO ESTÁ,  POIS ESTE CORPO MOLE DAS LEIS E DA FISCALIZAÇÃO JÁ FIZERAM MILHARES DE VÍTIMAS INOCENTES
OBRIGADO PELA PUBLICAÇÃO NO RÁDIO, JORNAL OU QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO.
DR. MOISÉS ELI MAGRISSO  -  CRM - RS 8708
          Clínico Geral e Médico do Trabalho