Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.
Democracia é essencialmente educação, mas para alguns é...
O grande poeta gaúcho Mário Quintana sintetizou de forma espetacular o que é democracia ao dizer "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”. Esse ponto de partida igual para todos e todas seria essencialmente uma educação de qualidade em tempo integral. Se os filhos dos pobres tivessem a mesma oportunidade e as mesmas condições dos filhos dos ricos, com certeza teríamos infinitas surpresas na linha de chegada, e consequetemente um mundo melhor.
Na minha querida cidade de Timon as elites, principalmente as elites políticas, não têm nenhuma preocupação com a educação de milhares de crianças pobres que precisam necessariamente: estudar e aprender, de escolas que tenham padrão de qualidade no ensino, de que lhes sejam garantidos os mesmos direitos que os filhos dos mandatários têm. Até porque e para nossa infelicidade os herdeiros dessa corja política são educados e alimentados pelos recursos desviados da máquina pública que na maioria das vezes são destinados a população periférica mais carente.
Que pai não tem orgulho de um filho que passa no vestibular ou que simplesmente ler e entende o que ler. Nas escolas dos filhos da elite não tem greve, os desembargadores não precisam sentenciar a ilegalidade. Agora imagine como se orgulham os pais ricos daqueles que sem esforço nenhum e a custa do erário público compram uma FERRARI, se elegem VEREADOR, DEPUTADO, etc. Geralmente é assim que se comportam a maioria dos políticos na região Nordeste. No Maranhão e na cidade de Timon não é diferente, as elites políticas se apropriam indevidamente do dinheiro do povo e tentam perpetuar sua espécie, favorecendo descaradamente seus familiares.Enquanto os que vivem a margem tem seus sonhos saqueados e mutilados pela ganância dos corruptos que subtraem os investimentos necessários à uma educação de qualidade.
Recuso-me a acreditar que exista democracia onde não há uma educação igualitária entre ricos e pobres. Embora saibamos que esses ricos são na verdade pseudoricos, pois muitos nem sequer se formaram, nunca passaram em concurso, não criaram nada que gere riqueza, não tiveram ideias geniais, ou seja, são ricos porque se locupletam com dinheiro público, condenando assim o nosso povo a miséria, pois eles sabem que entre as diversas políticas públicas, a educação é a que pode romper o círculo vicioso da pobreza,pois como dizia Anísio Teixeira:”nascemos desiguais e nascemos ignorantes,isto é,escravos.A educação faz-nos livres pelo conhecimento e pelo saber e iguais pela capacidade de desenvolver ao máximo os nossos poderes inatos.A justiça social, por excelência, da democracia consiste nessa conquista da igualdade de oportunidade pela educação.Democracia, é literalmente, educação”.Tenham fé timonenses,juntos construiremos uma sociedade verdadeiramente democrática.
Por James Mayner