Dr. Valrian Feitosa

Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão

Debate: Exigência de Receitas Médicas

Sempre colaborando com o espaço "InforMalho", o gaúcho, clínico geral e médico do trabalho, Moisés Eli Magrisso, nos envia novo questionamento para reflexões e debates nas comunidades e entre as autoridades do setor de saúde; a exigencia da receita médica para determinada classe [ordem] de drogas - remédios, vejamos o que nos relata o especialista.

 ANVISA QUER DEBATER EXIGÊNCIA DE RECEITAS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicará até a segunda quinzena de outubro, um edital para formar um grupo de interessados em discutir medidas para que a receita médica passe  a ser cobrada nas farmácias.
A proposta é fazer valer a lei vigente e estabelecer como obrigatória a apresentação da prescrição do médico no ato da compra de remédios com tarja vermelha,  como anti-hipertensivos, anticoncepcionais e anti-inflamatórios.  Em muitos casos a receita acaba não sendo cobrada.
Amigo J. Rocha.   
Sou a favor de exigir receita médica de todas as tarjas pretas,  e a maioria das tarjas vermelhas,  porém,  a exigência em  anticoncepcionais e anti-hipertensivos,  será terrível para a população.  E tem medicamentos como corticóides injetáveis e gotas nasais, que não são tarja vermelha,  e é absolutamente necessário que seja exigida a receita médica,  o que a ANVISA não faz, por falta de experiência clínica dos que tem o poder da caneta.
 
Um abraço.
Moisés Eli Magrisso