Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Corrida à prefeitura de Timon (MA) está acirrada

 

PRÉ-CANDIDATOS DA PREFEITA - A corrida à Prefeitura Municipal de Timon está acirrada no município, embora os candidatos não se manifestem muito na imprensa local. O portalrg.com fez uma sondagem e apurou que a mobilização já é visível por parte dos pré-candidatos. Já foram lançados oficialmente como pré-candidatos à prefeitura o atual vice-prefeito Edivar Ribeiro e o presidente da Câmara Municipal de Timon, sobrinho da prefeita, Tales Waquim, ambos do PMDB. Um ou outro será o candidato da prefeita Socorro Waquim (PMDB), mas ela ainda não se manifestou oficialmente a quem vai apoiar para a sua sucessão ao tão cobiçado cargo.
Timon conta hoje com uma população de 157.438 habitantes e cerca de 110 mil eleitores sendo, portanto, o 4º município mais populoso do Maranhão, ficando atrás apenas da capital maranhense, São Luís, com 1.027.425 habitantes, Imperatriz (248.805 ) e São José de Ribamar, na ilha de São Luís, com 165.418, segundo o IBGE, com dados atualizados no ano passado. 

Luciano Leitoa e Alexandre Almeida ( fotos superiores),Edivar Ribeiro e Tales Waquim (foto inferiores)

A economia local varia entre as 3ª e 4ª posições no estado sendo movimentada com dinheiro de aposentados e pensionistas do INSS, do pequeno comércio local, de pequenos focos de indústria, artesanato e do programa bolsa família. Os eleitores oficialmente registrados na Justiça Eleitoral estão distribuídos nas zonas urbana e rural do município, porém, de fundamental importância para o cenário político estadual.

PRÉ-CANDIDATO DA GOVERNADORA - Não é à toa que a governadora Roseana Sarney (PMDB) fez questão de ter um representante para concorrer à prefeitura, o atual deputado Alexandre Almeida (PSD) que foi convidado pessoalmente pela governadora maranhense. Alexandre oficializou sua candidatura no último dia 10 de abril quando se apresentou para a imprensa e sociedade de Timon. O candidato da governadora teve 18.344 – 0,6% pela coligação “Unidos pelo Maranhão” nas eleições de 2010, quando ainda pertencia ao PT do B.
Segundo informações apuradas pelo portalrg.com, Alexandre Almeida foi vereador do lado da prefeita sendo, portanto, o coordenador da campanha dela nas últimas eleições para prefeito (2008). Chegou a ocupar um cargo de secretário no município, mas não teve o apoio dela para as eleições de deputado (em 2010). Alexandre teria o apoio do grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB), sendo eleito pela coligação “Unidos pelo Maranhão”.

PRÉ-CANDIDATO OPOSIÇÃO - O terceiro pré-candidato oficial à prefeitura de Timon é o deputado estadual Luciano Ferreira de Sousa, ou “Luciano Leitoa” (PSB), filho do ex-prefeito de Timon e deputado estadual pelo PDT, Francisco Rodrigues de Sousa, o “Chico Leitoa”. Luciano foi eleito deputado federal em 2002 pelo PDT, sendo o mais jovem deputado federal já eleito da história do país com apenas 22 anos de idade. Mais tarde afasta-se para concorrer às eleições para prefeito em 2008 na cidade de Timon, quando perde para a atual prefeita professora Socorro Waquim (PMDB). Luciano elege-se deputado estadual em 2010 pelo PSB, atual sigla, com a expressiva votação de 40.739- 1,34%- pela coligação "Muda Maranhão". Agora com 32 anos, ele diz que conta apenas com fiéis aliados, amigos e com a empatia da população de Timon que lhe deram a segundo colocação nas eleições de 2008 para prefeito e com a boa votação para deputado estadual em 2010. Segundo pesquisal eleitorais locais, Luciano amedronta seus opositores por aparecer com mais de 50% na preferência dos eleitores de Timon.

Há quem diga nos bastidores da política de Timon que os pré-candidatos da prefeita estão enfraquecidos por conta do desgaste política da prefeita ocasionados por denúncias de falta de investimento na infraestrutura da cidade, denúncias de atrasos exorbitante no pagamento de servidores de vários setores, ou mesmo por denúncia de má aplicações, ou até mesmo pela falta de aplicação de recursos públicos. Os acusadores dizem que o município tem a transferência de um volume de recursos federais nunca vistos antes em nenhuma das administrações anteriores.
São programas como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, Funasa, bolsa Educação, Fundo de Participação do Município, FPM, dentre outros. Por conta de tantas denúncias, principalmente de servidores que alegavam está passando fome e sobrevivendo com ajuda de parentes por causa dos longos atrasos nos pagamentos de seus vencimentos. Por causa disso, Socorro Waquim já enfrentou inúmeras representações do Ministério Público Estadual na defesa destes servidores.
Luciano Leitoa está ciente de que vai enfrentar o poder da máquina municipal através de dois fortes aliados da prefeita e outro da máquina estadual, o candidato da governadora seu colega de parlamento, Alexandre Ameida.

foto: Edgar Rocha / portalrg.com

Aliados de Luciano fortalecem o apoio ao pré-candidato à prefeitura. Um deles, é o suplente de vereador e pré-candidato a vereador Jair Mayner (PSB), amigo pessoal do pré-candidato à prefeitura, e que busca apoio junto aos líderes rurais.
A comunidade rural timonense tem hoje aproximadamente 8 mil eleitores e seus líderes reivindicam entre outros benefícios, estradas para comunicação com a sede, escolas, postos de saúde, sistema de abastecimento d’água e energia elétrica. Conversei com alguns deles, que me contaram que sempre foram esquecidos pela administração municipal com relação a estas questões. “O que existe de concreto é insuficiente para atender as necessidades das comunidades que começa a tomar forma de cidade no que se refere aos benefícios da modernidade”, contou um deles que pediu para não se identificar. O pré-candidato Jair Mayner defende a bandeira dos líderes comunitários da zona rural de Timon. Assim como Luciano Leitoa, Jair disse que não tem dinheiro, mas conta com a solidariedade de amigos, correligionários e simpatizantes da populução de Timon.