Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão
Combate ao Fumo: Indústria investe em marketing
MINISTÉRIO DA SAÚDE TRABALHA COM INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER
A Fundação Municipal de Saúde-FMS, trabalhando no Programa Nacional de Controle do Tabagismo tem projeto anti-tabagismo (equipes atuando na Unidade Integral do Parque Piauí e Primavera), sob coordenação enfermeira Mayre Silva que busca afastar o vício do cigarro - ver Disque Saúde 0800 61 1997 (literalmente é difícil parar de fumar mas, se pretende utilizar o Programa o usuário pode buscar auxílio das equipes: turmas nos períodos manhã e tarde).
Pesquisa nos traz dados que o Fumo é um produto com mais de 4.700 substâncias tóxicas e Nicotina que causa dependência física ou psíquica - não existem níveis seguros para consumo destas substâncias. O uso do fumo diminui, dificulta ou impede a ereção (impotência). a fumaça tóxica causa pneumonia e bronquite e, o uso do fumo causa envelhecimento precoce da pele. Mas, constitucionalmente a Coluna acredita que todos têem a liberdade/direito de escolher o sim e/ou o não (livre arbítrio).
Tivemos todo a polêmica da lei Anti-Fumo, projeto da vereadora Rosálio Bezerra-PT, coibindo o uso do cigarro em ambientes públicos: bares, lanchonetes, churrascaria e, a discussão de propostas do vereador Edson Melo-PSDB, adaptando crianção de áreas (fumodromo) passou pelo legislativo Mirim (10 votos à 08) mas, recebeu o veto do Palácio da Cidade, sendo mantido na Câmara.
INDÚSTRIA DO FUMO - O OBJETIVO É ATRAIR VOCÊ
Uma grande parcela do investimento em marketing feito pela indústria do tabaco é direcionada a atrair crianças e adolescentes. Além de embalagens coloridas e com designs elaborados, a indústria introduziu uma ampla variedade de aromas e sabores atraentes, capazes de mascarar o gosto amargo de todos os produtos derivados do tabaco. Ao torná-los mais atraentes e agradáveis ao paladar ou com maior potencial de causarem dependência, esses aditivos aumentam, consequentemente, a possibilidade de causar danos à saúde.
Os aditivos estão nos cigarros, charutos, tabaco sem fumaça,kreteks, bidis e narguilé. Açúcar, mel, cereja, tutti-frutti, menta, baunilha e chocolate, entre outros sabores, visam mascarar tanto o gosto ruim do tabaco, quanto a irritação e a tosse que sua fumaça provoca; e, assim, facilitar a primeira tragada e o desenvolvimento da dependência à nicotina. Vários estudos indicam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm maior probabilidade que os adultos de ficar dependentes do tabaco. Muitos dos aditivos, inclusive o açúcar, ao serem queimados durante o ato de fumar, se transformam em substâncias altamente tóxicas e cancerígenas.
O único objetivo da indústria ao acrescentar sabores e aromas ao tabaco é atrair você.