Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Atletas do PI com deficiência vão participar de Paraolimpíadas

Deputada estadual Rejane Dias (PT)

foto: Edgar Rocha

Pessoas portadoras de deficiências no Piauí poderão participar dos jogos Paraolímpicos de 2016 que serão realizadas no Rio de Janeiro. A oportunidade está sendo oferecida graças a um projeto de Lei de autoria da deputada estadual Rejane Dias (PT) aprovado recentemente na Assembléia Legislativa do Piauí.
Segundo a deputada petista, o objetivo do projeto, além de promover a inclusão, é fortalecer a auto-estima de atletas piauienses com qualquer tipo de deficiência dando-lhes a oportunidade de participar do mais imponente evento esportivo promovido pelo homem e mostrarem os seus talentos.
A deputada disse que o projeto de Lei passou por todas as comissões sem nenhum empecilho, sendo aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Ela explica que o projeto teve todo o cuidado de apontar a origem dos recursos para a sua execução antes de ser repassado ao Poder Executivo. Eles serão oriundos do tesouro estadual podendo ter incentivos federais.
Com a transformação do projeto em Lei, o estado deverá contemplar em seu orçamento geral e destinar dinheiro anualmente para manter as atividades esportivas e executar as ‘Paraolimpíadas Estaduais’ que irão acontecer anualmente e farão parte do calendário esportivo piauiense.

foto: diuvulgação

O órgão executor, segundo Rejane Dias, será a secretaria estadual das cidades, cuja meta é incentivar ao máximo a participação de atletas das mais variadas deficiências.
Segundo explicou o assessor parlamentar Mauro Eduardo, poderão participar atletas de todas as categorias e modalidades esportivas dependendo da deficiência específica de cada um deles. As modalidades variam de esportes mais ‘puxados’ como futebol, basquete, natação e maratonas, até esportes mais ‘lights’ como tiro ao alvo por exemplo.

Quando à estrutura para a preparação destes atletas, Rejane Dias explicou que está sendo negociado e estudado com o governo do estado os locais apropriados para a execução destas atividades esportivas.