Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377
Agora são quatro homicídios violentos em Timon em uma semana
O tercero maior município maranhense em população já é o segundo maior em violência com uma média de quatro homicídios por mês. A penitenciária Jorge Vieira e os distritos estão superlotados. Timon vive a realidade do caos vivido pela mairia dos municípios maranhenses, o crescimento da violência e a superlotação carcerária.
Quatro homicídios bárbadro em menos de duas semanas e cerca de 14 nos tres primeiros meses. No fim de semana passado uma jovem é executada com oitos tiros de revólveres por dois elementos, supostamente por ter testemunhado um crime e por ter deposto na Justiça. Há menos de 24 horas deste crime, um porfessor foi morto a pauldadas dentro da própria casa por um elemento não identificado. Os homicídios são bem variados, alguns deles relacionados ao tráfico e ao consumo de drogas, outras são casos passionais pelo simples extinto assassino e sede de vingança. O certo é que os criminosos agem como se tivessem a certeza da impunidade, como se não tivesse polícia e Justiça. Confira os relatos dos dois últimos homicídios em Timon (MA) no começo desta semana.
Traficante é executado na frente da mulher e filho
Segundo informações colhidas na Central de Flagrantes no bairro Guarita, zona Centro / Norte de Timon, dois elementos ainda não identificados pela polícia, ambos armados de revólveres assassinaram o indivíduo identificado por Antônio Alves Júnior, vulgo “Júnior Bundinha”, com cinco tiros, a queima roupa, dentro da própria casa, localizada na rua 07, nº 378, no Parque São Francisco, zona Norte de Timon.
O Crime aconteceu por volta das 4h30 da manhã desta segunda-feira, 4, praticamente na frente da mulher da vítima, identificada por Ana Paula, e de uma criança de seis anos, filha do casal.
Segundo a polícia, os criminosos pularam o muro da residência e abordaram a mulher, que estava no quarto com filho de seis anos, de nome não revelado, quando ainda dormiam. Os elementos obrigaram a mulher ligar para o companheiro que, naquele momento, não estava em casa.
Minutos depois, a vítima chega e é surpreendida pelos assassinos que dispararam vários tiros contra a mesma , que não teve a menor chance de defesa. Cinco tiros acertaram a vítima ainda na sala da casa tendo morte imediata. Os criminosos fugiram roubando pequenos objetos como celulares e relógios do casal.
Segundo a polícia, o crime não será difícil de ser desvendado porque a vítima era traficante de crack, tinha várias passagens pela polícia e, inclusive, é ex-presidiário da Major César Oliveira no Piauí. Embora o crime seja característico de execução, a polícia por enquanto trabalha com a tese de latrocínio (roubo seguido de morte).
O segundo homicídio foi mais covarde ainda. Na noite de domingo, por volta das 22h, uma rapaz foi assassinado com um tiro de revólver simplesmente porque esbarrou em mesa onde bebiam um grupos de elementos ainda não identificados.
Rapaz é espancado e morto porque tropeçou em uma mesa de bar
Segundo o delegado interino da Delegacia de Homicídios de Timon, Joelson da Silva, o crime aconteceu em um bar de nome “Chapada”, na Vila do BEC, bairro localizado na zona Sul de Timon. Vitima e criminosos estavam no no mesmo bar, mas em locais separados. Quando o rapaz resolveu ir ao banheiro, por acidente, tropeçou na mesa do acusado que bebia com outros companheiros.
Daí houve uma discussão entre os envolvidos, sendo que um dos acusados saiu, ninguém sabia para onde e, minutos depois, voltou armado de revólver. Segundo o delegado, baseado nos primeiros depoimentos de testemunhas, os acusados abordaram a vitima novamente, agrediram-na com várias tapas na cara e depois deram um único tiro mas que foi suficiente para matá-la na hora.
Os criminosos fugiram para destino ignorado e o caso foi registrado na manhã desta segunda, 4, na Delegacia de Homicídios de Timon, no bairro Santo Antônio. A polícia já pegou depoimento de uma testemunha e já tem o nome de alguns suspeitos pelo crime, mas não revelou os nomes para não prejudicar as investigações.
Já são 14 homicídios nos três primeiros meses do ano em Timon.