Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte de Carmela Pereira

Se diversas artes podem se cristalizar numa pessoa, esse ser é Carmela Pereira. Nascida em Piracicaba, SP, em 1936, ela é mais conhecida como pintora, mas também é escultora, escreve e borda. Representa em sua arte um conhecimento do mundo que se destaca por dois fatores primordiais: o amor à arte popular e uma diferenciada visão da existência.

Sua arte tem como característica essencial apresentar ao observador uma realidade autêntica. Ergue assim uma linguagem própria em que o senso crítico se expressa de maneira peculiar e oferece uma visão espontânea que deixa profundas impressões no observador que consegue se libertar dos filtros da arte erudita.

Seja em manifestações folclóricas ou no ato de pintar locais turísticos de sua cidade natal, a artista traz uma interpretação da existência. Seu fazer é fruto de uma história que inclui o fato de ser negra, órfã, empregada doméstica e, acima de tudo, artista. É este último aspecto que dá a todos os outros uma expressão visual própria.

Cada trabalho é um passo pela sobrevivência. Existe ali o diálogo com a vida. Isso demanda do observador um olhar aberto que não veja traços, cores e formas apenas dentro de uma perspectiva canônica, mas sob uma dimensão ampla, pois é na arte que seres humanos da qualidade de Carmela Pereira podem tentar, de fato, re-des-velar o mundo.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.