Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte de Arieh Wagner

 Antropólogo de origem judaica, nascido em Belém, PA, Arieh Wagner é uma caso muito especial no universo da arte naif. Sua vasta experiência existencial, que inclui ter morado em diferentes lugares, inclusive no exterior, acaba se espelhando em imagens em que múltiplas experiências se fazem presentes.

Alguns elementos se destacam, como uma atmosfera de sonhos, que nos leva para além daquilo que entendemos como real, além da presença da cultura popular, não tanto no sentido do folclore, mas muito mais na observação atenta daquilo que está ao redor para atingir os resultados estéticos desejados.

Há uma mescla de ingenuidade técnica com uma formação intelectual que o leva respeitar todas as religiões, numa mecânica artística das mais interessantes, pois parece sempre existir uma esperança para a humanidade, mesmo quando se vivenciam momentos bem difíceis.

Palavras como 'crise', 'dor ou 'agonia' perdem um pouco o sentido nas telas de Arieh Wagner. As respostas visuais que ele oferece são marcadas pelo irônico humor judaico e pela intensidade da cor, como alternativas para construir uma sociedade e um mundo em que a paz e o talento artístico possam estar onipresentes.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.